Estudo: pacientes com enxaqueca crônica têm melhorias com uso de cannabis

frasco bud folha Estudo: pacientes com enxaqueca crônica têm melhorias com uso de cannabis

O uso de tinturas de maconha reduziu a intensidade da dor dos pacientes, sua necessidade de analgésicos e o uso de medicamentos de resgate prescritos. Informações da NORML

O uso a longo prazo de preparações orais de cannabis está associado a melhorias modestas em pacientes com enxaquecas resistentes ao tratamento, de acordo com dados de um ensaio observacional publicados na revista Pain Medicine.

Uma equipe de pesquisadores italianos avaliou o uso de tinturas de cannabis em uma coorte de 32 pacientes com enxaquecas crônicas refratárias. Os participantes tomaram uma das três variedades de tinturas (alto THC / baixo CBD, alto CBD / baixo THC, rações quase iguais de THC e CBD) diariamente por um período de seis meses.

site sb Estudo: pacientes com enxaqueca crônica têm melhorias com uso de cannabis

Inconsistente com vários outros estudos recentes — como estes aqui e aqui — o uso de cannabis não foi associado a qualquer redução no número de dias durante os quais os pacientes tiveram enxaquecas. Consistente com outros estudos, o uso de tinturas de cannabis reduziu a intensidade da dor dos pacientes, sua necessidade de analgésicos prescritos e o uso de medicamentos de resgate da enxaqueca prescritos. As tinturas de canabinoides também foram associadas à redução da incidência de náuseas e vômitos.

Leia também: Cannabis fornece alívio para 9 entre 10 pacientes com enxaqueca

Os autores concluíram: “As melhorias observadas na pontuação NRS [escala de classificação numérica], AC [consumo de analgésico] e NDM [número de dias de medicação] podem sugerir um papel das preparações de canabinoides orais em pacientes com enxaqueca crônica e alto consumo de analgésico. (…) Para estabelecer claramente a real magnitude do efeito das preparações de canabinoides orais no tratamento da enxaqueca crônica, são necessários estudos randomizados e controlados por placebo com grandes amostras”.

Vários estudos anteriores relataram que aqueles que sofrem de enxaqueca frequentemente recorrem à cannabis para alívio sintomático, e muitos pacientes dizem que é mais eficaz do que medicamentos prescritos.

Leia mais:

Primeiro ensaio clínico para testar a cannabis no tratamento da enxaqueca está em curso

#PraTodosVerem: fotografia mostra frasco âmbar junto a um conta-gotas e bud e folha de maconha, sobre uma superfície branca lisa. Crédito: our-team / Freepik.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!