Osmar Terra diz que legalização da maconha aumentou homicídios no Uruguai e Colorado. É isso mesmo?

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, conhecido proibicionista, Osmar Terra é famoso por declarações um tanto desencontradas com a realidade. A fala da vez diz respeito ao aumento de homicídios no  Colorado e no Uruguai, locais que legalizaram a maconha. Mas será que a informação procede? Entenda mais no texto de Gisele Barros e Luís Guilherme Julião para O Globo.

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, criticou a legalização da maconha no Uruguai e no estado do Colorado, nos Estados Unidos, com dados que apontariam um aumento dos homicídios nesses locais após o início do comércio legal da droga. Crítico às políticas de descriminalização, Terra é autor de projetos de lei que preveem a internação compulsória de usuários de drogas e mudanças no Sistema Nacional de Política sobre Drogas.

Ele publicou, nesta segunda-feira, em sua conta no Twitter, dois gráficos com dados de homicídios no Uruguai e em Denver, capital do Colorado, dizendo que, após a legalização da maconha, esses locais tiveram aumento do número de homicídios. Será que é isso mesmo?

Osmar Terra fez uma interpretação parcial dos dados. Ao citar o estado do Colorado, ele usa dados apenas da capital, Denver. Realmente houve uma alta no número absoluto de homicídios na cidade. Contudo, a maconha é legalizada em todo o estado que, por sua vez, não teve aumento significativo da taxa de homicídios desde 2012, quando ocorreu a liberação do uso recreativo da droga (veja o gráfico abaixo).

No Uruguai, a situação é parecida. No país sul-americano, a descriminalização do consumo entrou em vigor em 2014. No ano seguinte, houve um aumento da taxa de homicídios, seguida de uma queda em 2016. A liberação do comércio legal de maconha no Uruguai ocorreu apenas no ano passado, mas ainda não há dados públicos disponíveis para a comparação.

Apresentando alta, o Colorado partiu de uma taxa de homicídios de 3,66 por 100 mil habitantes em 2013, um ano antes do início da venda da droga, para 4,3 em 2016, uma alta de 17,5%. No Uruguai, entre 2013, um ano ano antes da descriminalização, e 2016, o aumento foi de apenas 0,7%, passando de 7,55 para 7,61.

Também não há estudos que comprovem a correlação entre alterações da taxa de homicídios e a legislação sobre drogas nesses locais. Por outro lado, o Diretor Nacional de Polícia do Uruguai, Mario Layera, admitiu no início do ano passado que a legalização da maconha não implicou diretamente no enfraquecimento do tráfico desta droga.

Leia também:

Osmar Terra fala sobre maconha, Uruguai, acidentes e usa dados questionáveis

mm

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!