ONU vai realizar Assembléia Geral sobre drogas em 4/20

A Organização se reunirá nos dias 19 a 21 de abril em Sessão Especial realizada em Nova York. Na reunião, os líderes mundiais devem discutir as ações tomadas pelas nações com relação às drogas e será a maior sobre o tema desde 1998. Texto original do Sun Times, com tradução Smoke Buddies.

A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) está programada para apresentar uma Sessão Especial sobre drogas e será realizada nos dias 19, 20 e 21 de abril na sede da ONU em Nova York. Ela marcará a maior sessão internacional sobre políticas de drogas desde 1998, de acordo com um relatório do site StoptheDrugWar.org.

A próxima “Sessão Especial sobre o Problema Mundial de Drogas da Assembléia Geral da ONU” (em inglês, UNGASS) pode ser uma grande oportunidade de progresso e de discussão sobre as metas definidas em 2009 no documento sobre as ações a serem tomadas pelos países-membros, assim como as politicas de drogas a serem conquistadas até 2019.

Basicamente, isso significa que a ONU vai rever as ações tomadas pelos países do mundo em resposta aos recentes problemas das drogas. Os líderes também pretendem debater as metas internacionais sobre drogas definidas na Declaração Conjunta Ministerial do Relatório de Alto Nível da Comissão de Entorpecentes.

Os desafios gerais a serem assumidos incluem:

  • Redução da Demanda e medidas relacionadas, incluindo a prevenção e tratamento, problemas de saúde pública e a garantia de que substâncias controladas sejam acessíveis para usos médicos e científicos.
  • Redução do Fornecimento e medida relacionadas, incluindo as respostas a crimes relacionados a drogas em nível doméstico, regional e inter-regional; Contenção de lavagem de dinheiro; E a promoção de cooperação judicial internacional.
  • Abordar questões relacionadas a drogas e que têm relação com os direitos humanos de jovens, mulheres, crianças e comunidades internacionais.
  • Apresentar novos desafios, o que inclui o crescimento global da demanda por estimulantes sintéticos, novas rotas do tráfico, novas tecnologias, o crescimento do uso de drogas prescritas e a violência relacionada ao comércio ilegal de drogas.

Mais de 200 organizações dos direitos-civis, de saúde e religiosas pedem ao presidente Obama que use a Sessão para pressionar a ONU a trocar o caminho criminal pelo da saúde nas políticas internacionais de drogas.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!