Óleo de cannabis consegue reduzir convulsões em crianças com epilepsia grave

Fotografia que mostra as folhas serrilhadas, em verde exuberante, de plantas de maconha em cultivo. cânhamo.

Neste experimento, os pesquisadores usaram um extrato de cannabis que continha 95% de canabidiol (CBD) e 5% de tetraidrocanabinol (THC), o psicoativo da maconha. Depois, o extrato foi fornecido a sete crianças com epilepsia extrema que não apresentaram melhora com outros tratamentos — uma das crianças, inclusive, teve 1.223 casos de convulsão no mês que antecedeu o estudo.

A dose inicial foi de 5 a 6 miligramas de extrato de cannabis por quilograma de peso corporal por dia. Os pesquisadores contam que quatro dos sete participantes tiveram uma redução de mais de 50% no número de crises diárias. Quando a dose foi dobrada, todos os sete notaram uma melhora considerável e três crianças pararam totalmente com os casos de convulsões.

Os pesquisadores também descobriram que os níveis de THC no plasma sanguíneo permaneceram abaixo do limiar de intoxicação, e que nenhuma das crianças exibiu sinais de estarem drogadas.

“Algumas das melhorias na qualidade de vida foram realmente dramáticas, com algumas das crianças apresentando grandes melhorias em sua capacidade de se comunicar com suas famílias”, afirmar o autor do estudo, Richard Huntsman, em um comunicado. “Algumas dessas crianças começaram a conversar ou engatinhar pela primeira vez, elas se tornaram mais interativas com suas famílias e entes queridos”.

Um dos participantes do estudo foi diagnosticado com síndrome de Lennox-Gastaut (uma forma grave de epilepsia) quando tinha apenas dois anos. Apesar dos vários medicamentos e tratamentos, suas convulsões eram imprevisíveis — em alguns dias ele não apresentava nenhum caso, enquanto em outros sofria de ao menos 150 convulsões. Quando começou a tomar CBD, a criança de oito anos começou a mostrar melhorias na sua frequência de convulsões e depois ficou livre das crises.

Com base nesses resultados, os autores do estudo propõem que o óleo de cannabis contendo 95% de CBD e 5% de THC é seguro e eficaz para o tratamento da epilepsia grave em crianças.

Leia também: 

Anti-chapação: cientista desenvolve pílula que reduz efeitos da maconha

#PraCegoVer: Fotografia (de capa) mostra partes da planta de cannabis em crescimento, com foco nas flores em formação. Foto: Pexels (Creative Commons).

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!