O que acontece quando a Nasa faz experiências com drogas em aranhas

para a natureza O que acontece quando a Nasa faz experiências com drogas em aranhas

Após usar maconha, as aranhas deixavam as teias nãos terminadas, já o LSD fez com que as construções fossem mais geométricas e ordenadas. As informações são da GQ

Cientistas conduzem estudos com aracnídeos e substâncias intoxicantes desde 1948 — quando um zoologista e um farmacêutico da Alemanha criaram uma pesquisa para entender as habilidades das aranhas na construção de suas teias. A NASA resolveu replicar o teste usando aranhas da espécie Araneus diadematus e fornecendo aos insetos cafeína, anfetaminas, maconha, benzedrina, LSD e hidrato de coral (um sedativo). “Quanto mais tóxico o químico, mais distorcida a teia se tornava”, afirmam os estudiosos.

lazy placeholder O que acontece quando a Nasa faz experiências com drogas em aranhas

#PraCegoVer: imagem que mostra os desenhos de duas teias construídas por uma aranha, antes e depois do uso de maconha, em linhas brancas sobre fundo preto. Imagens: Nasa / Mike Pearl.

 

lazy placeholder O que acontece quando a Nasa faz experiências com drogas em aranhas

Leia mais: Abelhas adoram cannabis e este caso de amor pode salvar a espécie, entenda

Sob o efeito de maconha, elas deixavam sua construção não terminada; quando estavam “high” de cafeína, construíam teias aleatoriamente; já o hidrato de cloral fez com que o tempo de construção fosse mais rápido. Após o uso de LSD, suas teias eram mais geométricas e mais ordenadas do que as das aranhas “sóbrias”. E quando submetidas à benzedrina, faziam tudo rapidamente, mas sem atenção aos detalhes (com enormes falhas entre a trama).

O resultado do teste é o de que algumas substâncias alteram a destreza, o planejamento e a paciência. “Quando o sistema nervoso da aranha é intoxicado, ela age como um homem que está altamente alcoolizado e faz um curso errático ao caminhar na rua, por exemplo”, explicam os experts.

Leia também:

Artista cria ilustrações sob efeito de drogas e o resultado é fantástico

#PraCegoVer: em destaque, fotografia em plano fechado de uma folha de maconha, de cor verde-escuro e serrilhada, e, ao centro, uma pequena aranha sobre ela, com um fundo escuro. Foto: Rafael Rocha | Smoke Buddies.

lazy placeholder O que acontece quando a Nasa faz experiências com drogas em aranhas

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!