O que acontece quando a Internet das Coisas encontra a indústria da cannabis?

Fotografia que mostra um pote transparente contendo buds de cannabis secos e um smartphone com as informações da cepa à venda, sobre um balcão de madeira escuro; ao fundo, desfocado, o interior de uma loja. Foto: Hyoung Chang | Denver Post.

A tecnologia IoT pode tornar a indústria da cannabis mais acessível e segura do que nunca. Entenda como no artigo publicado originalmente na IoT For All e traduzido pela Smoke Buddies

Cannabis e Internet das Coisas (IoT) são duas indústrias que estão experimentando um aumento significativo e consistente, gerando continuamente mais e mais receita a cada ano. Embora pareça não haver relação aparente entre as duas indústrias, um olhar mais atento indica um mundo de possibilidades para a adoção da tecnologia IoT na indústria da cannabis, para o benefício não apenas dos consumidores, mas também dos fornecedores e proprietários de negócios.

A indústria da cannabis

A última década testemunhou uma mudança avassaladora na opinião pública em relação à cannabis. Vários estados dos Estados Unidos legalizaram o uso adulto de cannabis. Em contraste, alguns afrouxaram a disponibilidade de maconha medicinal e outros produtos de cannabis como o CBD, e parece que a tendência está se inclinando na direção da legalização geral.

A cada ano, um número crescente de estados, países e governos em todo o mundo reconhecem o valor e os benefícios da legalização da cannabis. Aqueles que precisam de maconha medicinal agora podem experimentar seus benefícios em uma escala mais ampla. Cidadãos empreendedores têm outro caminho para seus esforços, e as pessoas estão recebendo meios de subsistência por meio do mercado de trabalho na indústria da cannabis.

Além disso, a indústria da cannabis gerou muitas receitas para a economia. Prevê-se que o mercado legal de maconha valerá colossais 73,6 bilhões de dólares em 2027.

A indústria de IoT

A Internet das Coisas, mais conhecida como IoT, vem conquistando o mundo de forma constante. Os usos e benefícios da IoT agora variam de usos domésticos simples, como controlar seus aparelhos por meio de smartphones, até usos industriais complexos em muitos setores, como mineração, armazenamento, manufatura e automotivo.

Este ano, está previsto que 31 bilhões de dispositivos IoT serão instalados e, em 2025, esse número está projetado para ser superior a 75 bilhões. Os especialistas também estimam que, em 2026, o mercado de dispositivos IoT valerá um 1,1 trilhão de dólares!

A onipresença iminente da IoT realmente incorpora a afirmação de que o futuro é agora. A tecnologia inovadora tornou a vida muito mais fácil para todos em todo o mundo, e as pessoas na indústria da cannabis não são exceção. A IoT está definida para revolucionar a indústria da cannabis e deve oferecer um punhado de benefícios para os consumidores e fornecedores de cannabis.

Leia mais: Como a cannabis pode ser uma influenciadora de inovação de pagamentos

De pequenos cultivadores domésticos a operações em grande escala

Assim como qualquer outra cultura, o cultivo de cannabis exige muito tempo, dedicação e paciência. A partir do momento que alguém planta uma semente de cannabis, torna-se quase um trabalho de tempo integral cuidar da planta e garantir que ela cresça bem. O cultivo de cannabis envolve uma força de trabalho significativa, especialmente para aqueles que procuram cultivar cannabis em grande escala.

Felizmente, a IoT pode tornar a vida dos cultivadores muito mais fácil. Os produtores de cannabis podem adotar técnicas e tecnologias de cultivo inteligentes para gerenciar suas plantações de cannabis e, ao mesmo tempo, otimizar a quantidade e a qualidade de seus produtos e agilizar o trabalho humano.

Sistemas “semente à venda”

Os fornecedores de cannabis são obrigados a cumprir a lei e rigorosos regulamentos se desejam manter seus negócios funcionando. É aqui que entram em jogo os sistemas “semente à venda” (seed-to-sale). Por meio destes sistemas, cada parte do processo, desde o cultivo, embalagem, fabricação e, eventualmente, a venda, é rastreada. O uso da tecnologia IoT possibilita que os fornecedores acompanhem todo o seu estoque e os governos garantam que tudo seja controlado. O rastreamento da semente à venda garante que os fornecedores não façam nenhum negócio “por baixo da mesa”.

Videovigilância

Como em qualquer outro negócio, a segurança deve ser uma prioridade para os produtores e dispensários de cannabis. Os empresários podem adotar sistemas de vigilância por vídeo para garantir que tudo em seus negócios esteja funcionando perfeitamente e que ninguém interfira em suas operações. Além disso, a vigilância por vídeo e os sistemas de segurança abrangentes fornecem um ar de legitimidade que solidificará a posição da indústria da cannabis como um negócio legítimo que contribui para a sociedade.

Controles de acesso

Outro aspecto da segurança que as empresas de cannabis podem adotar por meio da IoT é o uso de controles de acesso. Com os controles de acesso, os funcionários de fazendas, operações de processamento de plantas e dispensários precisam passar um cartão ou ter uma identificação digitalizada para que possam entrar nas instalações. Isso também permite que as empresas de maconha acompanhem quem tem acesso às suas instalações. Junte isso à vigilância por vídeo e os fornecedores podem monitorar de forma rápida e fácil as operações diárias de seus respectivos negócios.

Gerenciamento sem fio

Já se foi o tempo da tediosa escrituração e inventário de estoque. Com a implementação de um sistema IoT simples, as empresas agora podem ter tudo rastreado quase automaticamente com o mínimo de intervenção humana. Quer seja um agricultor tentando monitorar a condição de suas safras ou um dispensário acompanhando suas vendas e suprimentos restantes, a IoT torna tudo mais rápido e acessível. É praticamente administrar um negócio com seus polegares.

Monitoramento do consumo de cannabis medicinal

A indústria de IoT deu origem a dispositivos como o Syqe Inhaler. Um inalador inteligente como este permite rastrear o consumo de cannabis, o que é especialmente conveniente para os médicos acompanharem as dosagens de pacientes que usam cannabis. Isso promove o uso eficiente e adequado da cannabis medicinal e ajuda os médicos a tratar seus pacientes com a maior precisão possível.

Conveniência do consumidor

Os consumidores também podem aproveitar os benefícios da IoT por meio de aplicativos que otimizam a experiência do cliente. Por exemplo, alguém em um dispensário pode ler o código de barras de um determinado produto e ter informações abrangentes sobre o mesmo literalmente na ponta dos dedos. Com a IoT, a indústria da cannabis está definida para ser mais acessível do que nunca.

Leia também:

VPN protege a sua planta e o seu anonimato

#PraCegoVer: em destaque, fotografia que mostra um pote transparente contendo buds de cannabis secos e um smartphone com as informações da cepa à venda, sobre um balcão de madeira escuro; ao fundo, desfocado, o interior de uma loja. Foto: Hyoung Chang | Denver Post.

mm

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!