O CBD pode realmente ajudar a dormir melhor?

flor mao sono O CBD pode realmente ajudar a dormir melhor?

Pesquisas sobre a eficácia do CBD no tratamento da insônia ainda são poucas e inconclusivas, contudo muitas pessoas afirmam dormir melhor com o composto. Saiba mais sobre o assunto no artigo da Prevention, com tradução Smoke Buddies.

Você já deve ter ouvido com seriedade sobre não usar seu telefone na cama e seguir com uma rotina para a hora de dormir. E ainda noite após noite, você fica deitado imóvel no escuro, contando ovelhas. Talvez você comece a se perguntar: o CBD poderia possivelmente ajudar?

Muitas pessoas insistem em que tomar a substância – na forma de óleo, comestíveis ou bebidas – ajuda-as a dormir melhor. Mas a ciência sobre o canabidiol como um suplemento para dormir é mista, e nem todos os especialistas estão convencidos de que vale a pena.

Isso não quer dizer que é algo que você não deveria considerar, no entanto. Aqui está o que você precisa saber antes de tentar.

Como funciona o CBD, afinal?

CBD, ou canabidiol, é um composto derivado da planta da cannabis, que é a mesma planta que contém o THC psicoativo. Ao contrário do THC, no entanto, ele não vai te deixar alto, não importa o quanto você tome. No entanto, ele afeta o sistema endocanabinoide do corpo, uma rede de neuromoduladores e receptores envolvidos na manutenção de funções vitais como humor, dor, apetite e – sim – sono.

Quando os canabinoides são consumidos, suas moléculas se ligam a receptores endocanabinoides no sistema nervoso, o que pode desencadear diferentes efeitos neurológicos. O CBD, por exemplo, parece sinalizar a liberação de substâncias químicas boas como a dopamina e a serotonina, afirma o especialista em maconha medicinal Dr. Hervé Damas.

E, de fato, alguns estudos sugerem que o CBD pode ajudar a aliviar sentimentos de ansiedade. Também foi demonstrado que tem o potencial de aliviar a dor crônica e a inflamação.

Quanto ao sono? O sistema endocanabinoide desempenha um papel na regulação do ritmo circadiano do corpo, diz o Dr. Damas. O pensamento, então, é que tomar um canabinoide como o CBD poderia potencialmente regular os ciclos de sono/vigília de pessoas com insônia e ajudá-los a dormir mais tranquilamente.

A pesquisa sobre CBD e sono

Talvez o seu vizinho ou colega de trabalho jure pra cima e pra baixo que tomar CBD o ajuda a ter uma melhor noite de sono. Não há escassez de evidências anedóticas sobre os efeitos do CBD sobre o sono – mas o que as evidências científicas dizem?

A pesquisa neste momento é bastante limitada. Um estudo da década de 1980 descobriu que pessoas com insônia que tomavam 160 miligramas de CBD diariamente dormiam mais e acordavam com menos frequência. No entanto, esses pesquisadores só analisaram 15 pessoas.

Estudos maiores e mais recentes são mais misturados. Uma revisão de 2017 concluiu que o CBD pode ter potencial terapêutico para o tratamento de problemas do sono, mas apenas para pessoas com distúrbio comportamental do sono REM (um distúrbio específico do sono em que as pessoas têm seus sonhos em movimento, falam dormindo ou caminham dormindo). E o estudo não abordou quanto CBD uma pessoa precisaria tomar para colher os benefícios.

Outro estudo, publicado em 2018, descobriu que o consumo de flores de cannabis inteiras (a parte de floração da planta canábica em oposição às folhas) estava ligado a uma melhora significativa nos sintomas percebidos de insônia.

O problema? A planta de cannabis contém toneladas de diferentes canabinoides, então não há como saber se o benefício veio do CBD ou de outra coisa. Não havia grupo controle também. “Sem um braço de placebo, é impossível dizer se a cannabis ou o CBD é mais eficaz ou diferente do que um placebo”, diz Jordan M. Tischler, especialista em cannabis terapêutica, que não esteve envolvido no estudo.

Algumas pesquisas até sugerem que o CBD pode tornar o sono mais evasivo. Uma revisão de 2014 descobriu que composto parece promover a vigília, com os autores sugerindo que o CBD poderia ter o potencial de tratar e controlar a sonolência.

Tomar CBD pode ajudá-lo a dormir melhor?

A pesquisa limitada parece sugerir que a resposta é não. Especialistas como o Dr. Tischler acreditam firmemente que as pessoas que dormem melhor com a ajuda do CBD estão colhendo os benefícios de seu próprio pensamento positivo. “Elas acreditam que estão sendo tratadas. Faz um bom placebo ”, diz ele.

Mas outros veem mais potencial, especialmente para pessoas cuja insônia deriva de se sentir ansioso. “CBD tem sido mostrado por ter efeitos de alívio da ansiedade, e transtornos de ansiedade podem ser uma causa de insônia”, diz o Dr. Damas. Se o CBD conseguir ajudá-lo a se sentir mais calmo ou menos estressado, você poderá ter um tempo mais fácil à deriva na terra dos sonhos.

Se a ansiedade não é o que está na raiz de suas dificuldades de sono, é um pouco mais difícil dizer se isso vai ajudar. A pesquisa é mista e ainda há muita coisa que não sabemos.

Como tomar CBD

Se você quiser tentar o CBD para melhorar o seu sono, é importante obter a luz verde do seu médico primeiro. O CBD pode reagir com certos medicamentos e não é adequado ou seguro para todos.

Você também pode querer considerar ver um especialista em sono antes de tentar o CBD. Tomar um suplemento para ajudá-lo na soneca pode aliviar sua insônia, mas não vai resolver a causa raiz. Seu médico pode verificar se há algum problema médico que possa estar atrapalhando seu sono e ajudá-lo a elaborar um plano para melhorar sua higiene do sono. “Isso pode fazer maravilhas antes de irmos recomendando suplementos”, diz o Dr. Greenburg.

Há também algumas outras coisas para manter em mente se você quiser tentar o CBD para dormir melhor. Aqui estão três importantes:

1. Faça sua lição de casa

Quando você encontrar um produto que esteja interessado em comprar, pesquise o fabricante para verificar se o que você está comprando é seguro. Os produtos de CBD, como todos os suplementos OTC, não são regulamentados, portanto, podem conter mais ou menos CBD do que está listado no rótulo e, potencialmente, até abrigar contaminantes como metais pesados, mofo ou pesticidas.

Os ingredientes, informações nutricionais, número de lote e data de validade devem ser claramente listados, e o preço deve ser consistente com outros produtos similares. “Qualquer coisa que seja super barata é provavelmente de má qualidade e pode nem conter CBD”, adverte Dr. Damas.

Fabricantes respeitáveis ​​também testam seus produtos no laboratório para garantir que estejam livres de contaminantes. Eles devem estar dispostos a compartilhar um certificado de análise se você solicitar, acrescenta.

2. Comece com uma pequena dose e acompanhe seu progresso

Não há diretrizes de dosagem para CBD, e todos respondem de forma diferente. O Dr. Damas descobriu que uma dose baixa – cerca de 25 miligramas por dia – em um formato líquido sublingual como o óleo CBD é um bom ponto de partida, mas você pode não notar muita diferença depois de apenas uma noite. (Formas líquidas de CBD tendem a ser absorvidas mais rapidamente do que formas sólidas como comprimidos.)

“Como o CBD atua aumentando os níveis circulantes de seus canabinoides endógenos, recomenda-se a suplementação por pelo menos uma semana”, explica ele. Ainda não está sentindo? Tente aumentar a dose em 5 miligramas a cada poucas noites até chegar a 40 miligramas. “Na minha experiência, a maioria das pessoas começa a sentir os efeitos indutores do sono nessa dose”, diz ele.

3. Ter expectativas realistas

Saiba que o CBD provavelmente não vai consertar sua insônia para sempre. Mesmo que um suplemento de sono o ajude a adormecer melhor no começo, ele pode começar a perder sua potência depois de um tempo. “Não importa o que você está tomando, você vai se acostumar com isso”, diz o especialista em sono Dr. Jonathan Greenburg. “Com o tempo, a eficácia diminuirá e a quantidade necessária para o mesmo efeito inicial aumentará”.

Leia também: Pesquisa da USP estuda como o CBD pode combater a insônia

#PraCegoVer: fotografia (de capa) de um antebraço (vindo da direita da foto) e a mão que segura uma flor de maconha verdinha ao centro, com uma iluminação que vem de cima e faz sombra sobre o fundo que é branco e repleto de desenhos sem preenchimento, e com traços em cor clara, de corpos celestes diversos.

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