Nupid na Rede: projeto cria vídeos sobre álcool e outras drogas baseados na ciência

Arte formada pela palavra “dependência” envolta pelos termos “substâncias”, “tabaco”, “nicotina”, “sintomas”, “fumante”, “abuso”, “drogas”, “reabilitação”, “excesso”, “heroína”, “bebidas”, “overdose”, “sexo”, “comida”, “dor”, “vício”, “fumante”, “abuso de drogas”, “tabaco”, “alcoolismo”, “compulsão”, “anfetamina”, “oxicodona”, “meth”, “GHB”, “controle”, “álcool”, “tolerância”, “metadona”, “metanfetamina”, “benzodiazepínicos”, “ansiedade”, “período de abstinência”, “comportamental”, “cigarro”, “cocaína” e “crack”, nas cores brancas, amarela, verde e azul-claro, e um fundo azul. Crédito: Nupid na Rede.

A ideia é difundir a produção, gerada por meio de pesquisa e extensão, a fim de evitar que fake news sem base científica se propaguem. As informações são da UFSJ

Surgido no contexto da pandemia da Covid-19, o projeto Nupid na Rede busca contribuir com a difusão científica de conteúdos relacionados ao campo de álcool e outras drogas. Para divulgar esses conteúdos, foi criado um canal no Youtube, no qual são postados vídeos curtos, com linguagem acessível para o grande público.

A ideia é difundir essa produção, gerada por meio de pesquisa e extensão, a fim de evitar que fake news sem base científica se propaguem, prevenindo-se, assim, a “pedagogia do terror”: a superexposição de figuras humanas depauperadas devido ao uso de drogas e álcool. O projeto conta com a colaboração voluntária de uma rede de pesquisadores e profissionais que atuam no campo preventivo, nas áreas de políticas públicas, gestão de programas e planos de ensino.

Segundo o professor do Departamento de Psicologia da UFSJ, Marcelo Dalla Vecchia, a ideia é atingir um público amplo, em especial adolescentes, jovens e adultos que fazem uso de álcool e outras drogas. “Não necessariamente de forma prejudicial, mas que façam uso dessas substâncias e possam se apropriar de informação de qualidade e respeito, considerando que a presença desses produtos em nossa cultura é histórica”.

Nupid

O Núcleo de Pesquisa e Intervenção nas Políticas sobre Drogas (Nupid), vinculado à Universidade Federal de São João del-Rei e ao Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (Lapip), foi criado em 2016. O Núcleo integra atividades de formação continuada por meio do Centro Regional de Referência para Formação nas Políticas sobre Drogas (CRR-UFSJ), de extensão universitária, com o Coletivo Cai Junto – Redução de Danos, e faz parte das entidades que compõem a Plataforma Brasileira de Política sobre Drogas.

Acompanhe o Nupid na Rede também no Instagram.

Leia também: Redução de danos, a política pública que nunca se concretizou inteiramente no Brasil

#PraCegoVer: em destaque, arte formada pela palavra “dependência” envolta pelos termos “substâncias”, “tabaco”, “nicotina”, “sintomas”, “fumante”, “abuso”, “drogas”, “reabilitação”, “excesso”, “heroína”, “bebidas”, “overdose”, “sexo”, “comida”, “dor”, “vício”, “fumante”, “abuso de drogas”, “tabaco”, “alcoolismo”, “compulsão”, “anfetamina”, “oxicodona”, “meth”, “GHB”, “controle”, “álcool”, “tolerância”, “metadona”, “metanfetamina”, “benzodiazepínicos”, “ansiedade”, “período de abstinência”, “comportamental”, “cigarro”, “cocaína” e “crack”, nas cores brancas, amarela, verde e azul-claro, e um fundo azul.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!