Novo produto à base de cannabis é autorizado pela Anvisa

folha frasco Novo produto à base de cannabis é autorizado pela Anvisa

Esse é o décimo segundo produto de cannabis aprovado pela agência sob a RDC 327/2019

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informa que publicou, nesta sexta-feira (7), por meio da Resolução RE 17/2022, a autorização sanitária de mais um produto medicinal à base de cannabis. Trata-se do Extrato de Cannabis sativa Greencare 79,14 mg/ml, da Greencare Pharma.

Destaca-se que esse já é o décimo segundo produto à base de cannabis aprovado conforme a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 327/2019. A norma permite que produtos fabricados por empresas certificadas quanto às Boas Práticas de Fabricação (BPF), que foram totalmente avaliados em relação à sua qualidade e adequabilidade para uso humano, possam ser disponibilizados à população brasileira.

Anvisa publica perguntas e respostas sobre autorização sanitária de produtos de cannabis

Os produtos medicinais à base de cannabis aprovados pela Anvisa são:

  • Canabidiol Prati-Donaduzzi (20 mg/ml, 50 mg/ml e 200 mg/ml).
  • Canabidiol NuNature (17,18 mg/ml).
  • Canabidiol NuNature (34,36 mg/ml).
  • Canabidiol Farmanguinhos (200 mg/ml).
  • Canabidiol Verdemed (23,75 mg/ml).
  • Canabidiol Verdemed (50 mg/ml).
  • Extrato de Cannabis sativa Promediol (200 mg/ml).
  • Extrato de Cannabis sativa Zion Medpharma (200 mg/ml).
  • Extrato de Cannabis sativa Alafiamed (200 mg/ml).
  • Extrato de Cannabis sativa Greencare (79,14 mg/ml).

Produtos de cannabis aprovados

Atualmente, existem treze produtos derivados de cannabis aprovados pela Anvisa — além dos doze listados anteriormente, também há um medicamento da GW Pharmaceuticals.

O Mevatyl, fabricado pela GW, tem concentração de 27 mg/ml de THC e 25 mg/ml de CBD, sendo comercializado em frascos spray de 10 ml. O medicamento, primeiro com registro autorizado pela Anvisa, chegou às prateleiras em junho de 2018.

Primeiro produto de cannabis a ser autorizado sob a resolução RDC 327/2019, o Canabidiol da Prati chegou às farmácias em maio de 2020, em frascos de 30 ml com 200 mg/ml de CBD. Em fevereiro de 2021, a empresa obteve autorização para a produção de duas novas concentrações do produto, 20 mg/ml e 50 mg/ml.

No decorrer do último ano a Anvisa aprovou outros oito produtos à base de cannabis e agora, com a autorização publicada nesta sexta-feira, o rol de produtos de cannabis aprovados pela agência sobe para treze.

Veja também:

Consulta pública avalia serviço da Anvisa para importação de produtos de cannabis

#PraTodosVerem: fotografia, tirada de cima pra baixo, mostra uma folha de maconha e um frasco âmbar com rótulo branco e tampa preta sobre uma superfície em tom claro de salmão. Imagem: Freepik.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!