Notícia de que ‘pessoas que usam maconha são imunes ao Covid-19’ é Fake News

fake news cannabis maconha coronavirus covid19 Notícia de que pessoas que usam maconha são imunes ao Covid 19 é Fake News

Em meio a uma crise de pandemia, como a do coronavírus, vemos um aumento significativo de notícias e, consequentemente, fake news que podem acarretar em fatalidade ao levar os usuários de maconha a acreditarem que são imunes ao Covid-19

Desde o último dia 19, quinta-feira, começou a circular pelos grupos de Whatsapp e nos feeds das mídias sociais um recorte com a chamada “Após estudo realizado nos Estados Unidos, pesquisadores afirmam: ‘Pessoas que fazem uso da maconha, estão imunes ao Covid-19′”. No recorte podemos ver também a informação de resumo da “notícia” informando que: “Fumantes de nicotina apresentaram os piores resultados, como era de se esperar. A surpresa apareceu com quem fumava a maconha, eles demonstraram resistência contra o vírus Covid-19, além da melhora do humor durante o período da quarentena”.

lazy placeholder Notícia de que pessoas que usam maconha são imunes ao Covid 19 é Fake News

#PraCegoVer: peça de fake news que mostra os textos supracitados e a foto das mãos de uma pessoa, calçando luvas brancas, enquanto segura em uma das mãos um frasco de laboratório com flores de cannabis em seu interior, frente a uma planta de cannabis.

Sabemos que em época de crise a necessidade de boas notícias faz com que enxerguemos verdade até onde não existe. No caso acima, a única coisa que pode ser real é a parte em que fala sobre a melhora do humor, por consumidores, durante o período de quarentena. O que pode ocorrer aos usuários(as) de cannabis, e para isso não precisamos de um estudo.

Diante disso deixamos claro, AINDA NÃO EXISTEM ESTUDOS QUE MOSTREM A MACONHA E SEUS CANABINOIDES COMO SUBSTÂNCIAS IMUNOLÓGICAS AO CORONAVÍRUS.

Vale ressaltar que tão importante quanto o autoisolamento é também a checagem das notícias que compartilhamos na internet e por outros meios. Ao tempo que uns podem olhar com desconfiança outros podem pegar como verdade e por a própria vida e dos demais em risco.

A checagem de uma informação, que pode ser falsa como esta, é muito importante, bem como a não propagação da mesma, e se “porventura” isso ocorrer, procure esclarecer o quanto antes para evitar de colocar a vida de crianças e adultos em risco, como mostra os comentários abaixo extraídos do perfil que compartilhou o print, que é uma pessoa ligada a uma associação de pais e pacientes que fazem uso da cannabis com fins terapêuticos.

lazy placeholder Notícia de que pessoas que usam maconha são imunes ao Covid 19 é Fake News

#PraCegoVer: recorte de captura de tela que mostra os comentários do post da fake news, onde lê-se “Então minha maconheirinha tá imune? Com óleo vcs e rj?” e “Thc e cbd”.

Leia – Coronavírus e a maconha: saiba como se prevenir e evitar o contágio

Para uns pode parecer brincadeira, ainda mais que no Brasil somos isentos de uma legislação específica para punir quem produz notícias falaciosas ou sem embasamento (as Fake News). Mas, isso não quer dizer que quem não checa a veracidade das informações compartilhadas está livre de ser responsabilizado.

Por mais magnifica e esperançosa que possa ser a notícia, verifiquem antes de compartilhar. Se o assunto for sobre cannabis é só checar aqui na Smoke Buddies, que, diante de nosso compromisso e missão, estamos a postos com uma redação diária trazendo a vocês, nossos leitores, ao menos seis artigos, que passam por nossa curadoria, todos os dias.

Leia também:

Quarentena: cinco hábitos para cultivar durante o isolamento social

O impacto do coronavírus no mercado canábico brasileiro e como você pode ajudar

#PraCegoVer: a imagem em destaque traz a peça de fake news que mostra os textos supracitados e a foto das mãos de uma pessoa, calçando luvas brancas, enquanto segura em uma das mãos um frasco de laboratório com flores de cannabis em seu interior, frente a uma planta de cannabis.

lazy placeholder Notícia de que pessoas que usam maconha são imunes ao Covid 19 é Fake News

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!