Nevada (EUA) propõe anistia para condenados por porte de maconha

Fotografia, em preto e branco, tirada de baixo para cima que mostra a folhagem de uma planta de cannabis contra a luz do sol, que pode ser visto como um ponto irradiante no espaço entre algumas folhas. Imagem: Lollyman | Flickr. jornalista

O governador democrata Steve Sisolak apresentou um plano para perdoar dezenas de milhares de pessoas que foram anteriormente condenadas pelo porte de pequenas quantidades de maconha no estado de Nevada, nos EUA. As informações foram traduzidas pela Smoke Buddies da KoloTV

Cidadãos de Nevada, nos Estados Unidos, votaram pela legalização do uso adulto da maconha em 2016. A nova resolução proposta pelo governador Steve Sisolak perdoaria incondicionalmente indivíduos previamente condenados por porte de até uma onça (equivalente a aproximadamente 28 g) de maconha, não para fins de venda.

“O povo de Nevada decidiu que o porte de pequenas quantidades de maconha não é crime”, disse o governador Sisolak. “Se aprovada, esta resolução abrirá caminho para milhares de pessoas que carregam o estigma de uma condenação por ações que foram descriminalizadas”.

A Junta de Anistia de Nevada é composta pelo governador, pelos juízes da Suprema Corte e pelo procurador-geral. Foi concedida ao Conselho autoridade estatutária para perdoar ou conceder clemência a indivíduos por condenações criminais anteriores.

A resolução foi colocada na agenda dos Comissários da Junta de Perdão para a próxima semana.

Estados se movem pelo desencarceramento

Mais de 9.000 pessoas condenadas por acusações de maconha no condado de Santa Clara, na Califórnia, tiveram suas condenações extintas ou reduzidas na última semana de abril, como resultado da proposição que legalizou a cannabis no estado.

No último dia 31 de dezembro, o governador de Illinois concedeu mais de 11.000 perdões por condenações de baixo nível por maconha. O processo de expurgação é uma parte essencial da lei, que entrou em vigor em no dia 1º de janeiro e fez de Illinois o 11º estado dos EUA a legalizar a cannabis para pessoas com 21 anos ou mais.

Leia também:

Legisladores que eram contra a legalização agora disputam pelo apoio à maconha, nos EUA

#PraCegoVer: em destaque, fotografia, em preto e branco, tirada de baixo para cima que mostra a folhagem de uma planta de cannabis contra a luz do sol, que pode ser visto como um ponto irradiante no espaço entre algumas folhas. Imagem: Lollyman | Flickr.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!