Na TV: autor da emenda que regulamenta plantio da cannabis debate com Osmar Terra

estudio i Na TV: autor da emenda que regulamenta plantio da cannabis debate com Osmar Terra
Newsletter Open Green

Edição de segunda (9) do programa Estúdio I, da Globo News, propôs um debate entre o deputado federal Tiago Mitraud (Novo-MG), autor da emenda que regulamenta o cultivo de maconha no Brasil para uso medicinal, e o ministro da Cidadania, Osmar Terra, conhecido antagonista à ideia

“Não vejo problemas em ganhar dinheiro com isso”, afirma no programa Estúdio I, da Globo News, o deputado federal Tiago Mitraud (Novo-MG) ao debater a fala do ministro da Cidadania, Osmar Terra, de que o plantio de cannabis para fins medicinais no país privilegiaria o empresariado. “Até onde eu sei, a gente vive em um país capitalista, com inúmeras restrições ao livre mercado, que a gente está combatendo na Câmara”.

Leia também: Bancada evangélica pode travar proposta de plantio da Cannabis

lazy placeholder Na TV: autor da emenda que regulamenta plantio da cannabis debate com Osmar Terra

“A gente não pode criminalizar, de forma alguma, o lucro, se tiverem empresas operando dentro da lei, de uma lei que pretendemos modificar agora no Congresso”, diz o parlamentar.

Mitraud afirma que o cultivo nacional não seria apenas vantajoso economicamente, mas necessário para atender demandas específicas e individuais de pacientes, lembrando que os medicamentos variam em proporção de canabinoides, e encontrar a dose certa para cada caso é um desafio.

“Existem inúmeras composições do medicamento, unindo o CBD e o THC, que variam de paciente para paciente. E se você tiver no Brasil só o produto final, e se ver que, para determinado paciente, a composição daquele produto não é adequada, conseguir testar uma composição mais adequada não é questão só de custo, é questão de tempo“, ele argumenta.

Da associação ao tráfico

A participação de Osmar Terra no programa não frustrou quem esperava suas frases de efeito e informações equivocadas. Relacionando o plantio de cannabis no Brasil com a “liberação da droga”, o ministro não poupou nem as associações de pacientes, insinuando que a única associação com autorização judicial para plantar, a Abrace – Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança, da Paraíba (PB), estaria fornecendo a traficantes – informação rebatida com uma nota de repúdio, publicada nas redes sociais da Abrace:

O posicionamento do Sr. Ministro da Cidadania Osmar Terra no programa Globo Newsdo dia 09/12/2019 demonstra a…

Posted by ABRACE – Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança on Tuesday, December 10, 2019

No Twitter, ministro esbraveja: “não existe ‘maconha medicinal'”

O debate foi além da TV e para o feed do ministro, onde ele se manifestou contra a “hipocrisia do lobby” para a “liberação da maconha”.

Não contente, Osmar Terra volta a afirmar a frase clássica, de que “não exista maconha medicinal”.

Leia também:

Direito à vida: relembre os casos em que a Justiça autorizou o cultivo de cannabis em 2019

#PraCegoVer: imagem (de capa) que mostra um frame da gravação do programa Estúdio I, onde pode-se ver Tiago Mitraud e Osmar Terra, sentados, defronte ao jornalista Valdo Cruz, e, no rodapé, a legenda “Uso medicinal da maconha – Produtos à base de cannabis podem ser vendidos no Brasil”.

lazy placeholder Na TV: autor da emenda que regulamenta plantio da cannabis debate com Osmar Terra

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!