México publica regulamento sobre a maconha medicinal, criando novo mercado

O regulamento estabelece, entre outras, regras para o plantio de cannabis, o que permitiria às empresas cultivar a planta legalmente em solo mexicano. As informações são da Reuters
O ministério da saúde do México publicou nesta terça-feira (12) regras para regular o uso de cannabis medicinal, um passo importante em uma reforma mais ampla para criar o maior mercado legal de cannabis do mundo no país latino-americano.
O novo regulamento foi assinado pelo presidente Andrés Manuel López Obrador e agora permitirá que as empresas farmacêuticas comecem a fazer pesquisas médicas sobre produtos de cannabis.
A reforma da cannabis em andamento inclui o uso adulto da maconha e criará o que seria o maior mercado nacional de cannabis do mundo em termos de população.
As novas regras medicinais estabelecem que as empresas estatais que desejam realizar pesquisas devem obter permissão do regulador de saúde mexicano, COFEPRIS, e que a pesquisa deve ser realizada em laboratórios estritamente controlados e independentes.
Leia mais: Mercado global de cultivo de cannabis deve ultrapassar os US$ 358 bi em 2027
O regulamento também estabelece regras para a semeadura, cultivo e colheita de cannabis para fins medicinais, o que permitiria às empresas cultivar maconha legalmente em solo mexicano.
Empresas estrangeiras de maconha do Canadá e dos Estados Unidos têm olhado para o México com interesse. Muitos atrasaram a tomada de decisões de investimento devido à incerteza da política e aguardavam a publicação do regulamento final.
Os legisladores mexicanos também estão nos estágios finais da legalização do uso adulto da maconha, com o projeto de lei sendo aprovado no próximo período do Congresso.
O regulamento vem vários anos depois que a Suprema Corte do México decidiu que os legisladores devem legalizar o uso de cannabis.
A legislação marca uma grande mudança em um país atormentado por anos pela violência entre cartéis de drogas rivais, que há muito ganham milhões de dólares cultivando maconha ilegalmente e contrabandeando-a para os Estados Unidos.
Leia também:
Presidente do México afirma que a legalização da maconha é sobre liberdade
#PraCegoVer: em destaque, fotografia que mostra uma bandeira do México flamulando.

- Dispensário de Michigan (EUA) oferece maconha gratuita a quem se vacinar contra a Covid-19 - 18 de janeiro de 2021
- Olivia Newton-John é vítima de fraude em site de canabidiol - 18 de janeiro de 2021
- Pés de maconha apreendidos em Imbituba (SC) eram para uso medicinal em associação de pacientes - 18 de janeiro de 2021
- Cresce o consumo de maconha no Reino Unido conforme as pessoas aderem ao “janeiro seco” - 17 de janeiro de 2021
- França lança consulta pública sobre legalização da maconha - 17 de janeiro de 2021
- Empreendedores alemães veem oportunidade no mercado privado de cannabis medicinal - 17 de janeiro de 2021