Medicamentos de cannabis proporcionam redução de curto prazo na dor crônica, diz estudo

frascos oleo folha Medicamentos de cannabis proporcionam redução de curto prazo na dor crônica, diz estudo

Pesquisadores financiados pelo governo dos EUA encontraram evidências de que a maconha tem benefícios clínicos no controle de dores neuropáticas

Uma revisão sistemática da literatura científica encontrou evidências para apoiar os benefícios de curto prazo dos produtos de cannabis para tratar a dor crônica.

A pesquisa, financiada pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, foi conduzida por pesquisadores da Oregon Health & Science University (OHSU) e publicada no Annals of Internal Medicine.

Os pesquisadores encontraram evidências para apoiar que dois produtos à base de THC (tetraidrocanabinol) sintético aprovados pela FDA (agência sanitária dos EUA) forneceram benefícios provisórios no tratamento da dor neuropática, que é causada por danos aos nervos periféricos, como acontece na neuropatia diabética.

Esses dois produtos, o dronabinol (Marinol) e a nabilona (Cesamet), são indicados, entre outros usos terapêuticos, para náusea associada à quimioterapia contra o câncer e para o tratamento de anorexia associada à perda de peso em pacientes com Aids, de acordo com a FDA.

Leia também: Pacientes com dor crônica apresentam melhora sustentada com uso de cannabis

Outro produto que também mostrou evidências de benefícios clínicos para a dor neuropática foi o nabiximols, comercializado em vários países, inclusive no Brasil, sob o nome comercial Sativex ou Mevatyl.

Um spray bucal com proporção de 1 para 1 de THC e CBD, composto por extrato vegetal à base de cannabis, o nabiximols é usado para tratamento de espasticidade dolorosa e dor neuropática na esclerose múltipla.

Além das melhorias de curto prazo na dor crônica, a equipe também relatou no artigo de revisão que os produtos de cannabis analisados ​​podem estar associados a um aumento do risco de tontura e sedação. Mais estudos são necessários para avaliar os resultados a longo prazo, observaram os pesquisadores.

As evidências sobre a eficácia de outros produtos de cannabis, além do dronabinol, nabilona e nabiximols, no controle da dor são insuficientes ou inexistentes, de acordo com a revisão.

Leia mais: Pacientes com dor crônica reduzem uso de morfina após tratamento com cannabis

“Em geral, a quantidade limitada de evidências surpreendeu a todos nós”, disse a autora principal Marian S. McDonagh, doutora em farmácia e professora emérito de informática médica e epidemiologia clínica na Escola de Medicina da OHSU. “Com tanto burburinho em torno de produtos relacionados à cannabis, e a fácil disponibilidade de maconha recreativa e medicinal em muitos estados, consumidores e pacientes podem supor que haveria mais evidências sobre os benefícios e efeitos colaterais”.

A revisão investigou mais de 3.000 estudos na literatura científica em janeiro de 2022 e chegou a um total de 25 estudos com evidências cientificamente válidas — 18 estudos controlados randomizados e sete estudos observacionais de pelo menos um mês — sobre a eficácia de medicamentos de cannabis no tratamento da dor.

Os efeitos da maconha são baseados em sua capacidade de imitar o sistema endocanabinoide do corpo, que compreende receptores e enzimas no sistema nervoso que regulam as funções corporais e podem afetar a sensação de dor, explicaram os pesquisadores da OHSU.

Na revisão de evidências, eles classificaram os tipos de produtos em proporções alta, comparável ​​e baixa de THC para CBD e compararam seus benefícios e efeitos colaterais relatados.

Dronabinol e nabilona se encaixam na categoria de alta proporção, com 100% de THC (sem CBD), e mostraram o maior benefício entre os produtos estudados, com meta-análise dos seis estudos controlados randomizados demonstrando benefícios estatisticamente válidos para aliviar a dor neuropática em comparação com um placebo.

Leia também:

Pesquisadores israelenses desenvolvem variedade de maconha com 20% de THC

#PraTodosVerem: foto mostra uma pequena folha de maconha apoiada em uma colher de madeira contendo sementes da planta, próximo a dois frascos transparentes de tampa metálica e tamanhos diferentes contendo óleo e uma porção de cápsulas oleosas, em uma superfície cinza-escuro lisa. Foto: Pexels / Kindel Media.

smokebuddies logo2 Medicamentos de cannabis proporcionam redução de curto prazo na dor crônica, diz estudo

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!