Gigante dos doces processa empresas de maconha por violação de marca registrada

skittles Gigante dos doces processa empresas de maconha por violação de marca registrada

Em processos federais abertos esta semana, a Mars Wrigley está pedindo milhões de dólares em danos e o fechamento de sites que supostamente vendem produtos falsificados. Informações do Chicago Sun-Times

Pela embalagem, você mal pode dizer a diferença entre os doces Skittles vendidos nas lojas e os “Skittles” com infusão de maconha sendo vendidos por varejistas on-line duvidosos.

Em resposta, a controladora da Skittles, Mars Wrigley, moveu esta semana uma série de ações judiciais alegando que as empresas que vendem esses produtos de maconha e outras estão infringindo suas marcas registradas. Em um caso, a Mars Wrigley está pedindo milhões de dólares em danos e o fechamento de sites que supostamente vendem produtos falsificados.

site sb Gigante dos doces processa empresas de maconha por violação de marca registrada

Os produtores de maconha há muito usam nomes de marcas registradas para variedades de maconha, como a popular Girl Scout Cookies. E os vendedores de maconha no mercado ilícito também costumam vender comestíveis com infusão de cannabis que pegam emprestados os nomes e embalagens de marcas de doces conhecidas.

Gigante da fabricação de doces com sede global em Chicago (EUA), a Mars Wrigley disse que sua decisão de enfrentar supostos falsificadores visa “enviar à indústria ilícita de cannabis um forte sinal para parar de usar ilegalmente as marcas e produtos da empresa”.

 Gigante dos doces processa empresas de maconha por violação de marca registrada

Leia mais: Clint Eastwood processa empresas que usaram seu nome para vender canabidiol

Um processo aberto na segunda-feira em um tribunal federal em Chicago nomeia uma empresa californiana chamada Terphogz, que supostamente usou o nome “Zkittlez” para vender cannabis, bem como roupas e acessórios. De acordo com o processo, Terphogz “beneficiou a si mesmo” com as marcas registradas da Wrigley para Skittles “roubando” o famoso slogan “Prove o arco-íris” e copiando o logotipo da empresa, entre outras coisas.

O processo também lista cinco corréus “desconhecidos”, descritos como empresas de Illinois que “compram produtos Zkittlez da Terphogz e os revendem para usuários finais em Illinois”. O processo indica que a empresa planeja adicionar os nomes dos réus, caso sejam identificados.

A cannabis não pode ser legalmente transportada através das fronteiras estaduais estadunidenses, então a inclusão dos corréus não identificados sugere uma possível empresa criminosa. Terphogz está localizada no “triângulo esmeralda” da Califórnia, uma região na parte norte do estado conhecida por cultivar grande parte da cannabis comercializada nos EUA.

Outra queixa apresentada na segunda-feira em um tribunal federal no sul da Califórnia vai atrás de um grupo de varejistas on-line que vendem comestíveis com infusão de maconha que a empresa afirma serem falsificações flagrantes de seus produtos. Os vários produtos listados no processo são comercializados com nomes como “Medicated Skittles”, “Life Savers Medicated Gummies” e “Starburst Gummies”.

Leia mais: Como proteger sua marca de cannabis da série de problemas que podem surgir

Ambos os processos federais buscam liminares contra os réus e procuram encerrar sua presença na web. A Mars Wrigley está pedindo US$ 2 milhões para cada marca comercial falsificada vinculada ao processo da Califórnia, bem como honorários advocatícios e custas em ambos os casos.

Em um comunicado, a Mars Wrigley disse que os dois processos federais e um terceiro aberto no Canadá “são uma prova de seu compromisso em interromper a distribuição desses produtos nocivos de THC”.

“A Mars Wrigley condena veementemente o uso de marcas populares de doces no marketing e venda de produtos de THC, o que é grosseiramente enganoso e irresponsável”, disse a empresa. “O uso das marcas da Mars Wrigley dessa maneira é não autorizado, impróprio e deve ser interrompido, especialmente para proteger as crianças de ingerir por engano esses produtos de THC ilegais”.

Uma funcionária do GasBuds, um dos sites listados no processo da Califórnia, não quis comentar e disse que não foi informada sobre o processo. A Terphogz e as outras empresas incluídas nos processos federais não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

Leia também:

No Canadá, pai é acusado de negligência criminosa após filha de três anos ingerir doces de cannabis

#PraCegoVer: fotografia que mostra uma porção de balas Skittles dispostas em fileiras por cor, vermelho, laranja, amarelo e roxo, na diagonal, em uma superfície branca. Foto: Flickr | Amber.

smokebuddies logo2 Gigante dos doces processa empresas de maconha por violação de marca registrada

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!