Maricá (RJ) terá o seu 1º Encontro sobre Drogas e Inclusão Social

cuido nao prendo Maricá (RJ) terá o seu 1º Encontro sobre Drogas e Inclusão Social

Com o objetivo de construir políticas públicas dedicadas aos usuários de drogas marginalizados, a Secretaria de Assistência Social de Maricá (RJ) promoverá nesta segunda-feira (16) o 1º Encontro sobre Drogas e Inclusão Social

A Secretaria de Assistência Social, através dos equipamentos do Serviço de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (SAPAD) e do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), promoverá, na segunda-feira (16/12), às 14h, o primeiro encontro sobre Drogas e Inclusão Social, na sede da OAB de Maricá, localizada na Rua Álvares de Castro, 1029, em Araçatiba. O encontro será direcionado para profissionais da rede socioassistencial, usuários e profissionais da área.

lazy placeholder Maricá (RJ) terá o seu 1º Encontro sobre Drogas e Inclusão Social

#PraCegoVer: fôlder do 1º encontro sobre Drogas e Inclusão Social, que mostra o nome do evento na parte superior esquerda e, logo abaixo, o logo da Prefeitura de Maricá e o nome da Secretaria de Assistência Social, e, no rodapé, “OAB” e o endereço; na parte direita da imagem, a arte mostra o desenho de um jovem, em tons de amarelo e vista inferior, que estende a mão, e a data, horário e nomes dos palestrantes; ao fundo, um degradê de verde e vermelho.

O encontro foi culminado devido às demandas debatidas nas reuniões mensais dos dois equipamentos. “Desde 2017, havia uma preocupação de uma educação permanente dos profissionais que trabalham no SEAS e no SAPAD. Com isso, sempre há uma reunião com algum profissional de fora para fomentar discussões e reflexões de maneira crítica sobre as práticas para transformar o serviço de políticas públicas de garantia de direitos”, explicou Pedro Victorino, coordenador do SEAS.

Segundo o secretário da Assistência Social, Jorge Castor, as práticas desenvolvidas nesses equipamentos devem estar alinhadas com a inclusão do cidadão na sociedade.

“A questão que se coloca em cima das drogas é muito mais de controle geopolítico e nosso objetivo é trabalhar a inclusão social através das políticas públicas”, afirmou Castor. “Esse encontro será uma maneira de repensar diversas metodologias, além de aprender com os pesquisadores que são reconhecidos em diversos países”, finalizou.

No evento, será iniciado um curso, através de uma teleconferência, com o médico, antropólogo e pesquisador da Universidade de British Columbia/Canadá, Dan Small, mediado pelo integrante do movimento “Respeito é bom e eu gosto”, Paulo Silveira.

O curso abordará sobre a temática “Problemas Sociais Contemporâneos: Exame Sociocultural da Dependência Química, Doença Mental e População em Situação de Rua”. Com o objetivo de construir políticas públicas dedicadas às populações marginalizadas, que também usam drogas focadas na promoção da inclusão social, metodologia essa fartamente utilizada em diversos países.

Serviço
1º Encontro sobre Drogas e Inclusão Social
Data: Segunda-feira, 16 de dezembro de 2019
Horário: 14h às 18h
Local: Sede da OAB
Endereço: Rua Álvares de Castro, 1029, Araçatiba, Maricá – RJ

Leia: Por que descriminalizar a maconha é um problema social e não um “luxo burguês”?

#PraCegoVer: fotografia (em destaque) em plano fechado de um cartaz branco com as escritas “Eu cuido,” (em azul) e “Não prendo” (em vermelho), fixado com dois prendedores a uma corda fina; ao fundo, desfocado, vê-se uma vegetação. Imagem: Justiça Global.

lazy placeholder Maricá (RJ) terá o seu 1º Encontro sobre Drogas e Inclusão Social

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!

Deixe seu comentário