Sua luta segue daí e a nossa daqui: Vá em paz Dinda!

Dinda Marcia Scartezini Sua luta segue daí e a nossa daqui: Vá em paz Dinda!

É com muita tristeza que a Família Smoke Buddies comunica o falecimento de Márcia Scartezini, a nossa amada Dinda

Enfermeira, militante, gestora ambiental, presidente da associação CannabisMel e, acima de tudo, peça importante na história da #SB e de muitas vidas que cruzaram com a dela, Márcia Scartezini faleceu no último sábado (16), aos 57 anos.

Em casa, se preparando para mais uma rotina de atendimento aos seus pacientes, a morte aconteceu devido a uma crise de asma, seguida de uma parada cardíaca súbita. Dinda sofria de asma e tremor essencial, e buscava alívio das condições através da maconha medicinal.

Natural do Rio de Janeiro, canabista há 43 anos, Márcia estava na cena canábica desde o surgimento da Smoke Buddies, em 2011, quando embarcou e abraçou com a gente ações e campanhas como Maconheiro Sangue Bom, Ceia dos Excluídos, Dia da Maconha Medicinal, as Marchas e inúmeros eventos e atos espalhados pelo Rio, São Paulo e até no Uruguai.

Desde 2014, Dinda atuava à frente da CannabisMel – Associação de Cannabis Medicinal, com o acolhimento e acompanhamento de inúmeras famílias com crianças e pacientes em condições de difícil controle.

Com uma vida sem consumismo, espiritualizada e regada a muita filantropia, Dinda nunca mediu esforços para ajudar alguém. Através de suas mãos, várias pessoas foram ajudadas, curadas e consoladas.

Feliz pela aposentadoria que se aproximava, Márcia sonhava em – como ela dizia – “dar um rolezin” pela América Latina, para verificar de perto os trabalhos das Fundações e Associações de Pais e Pacientes da maconha medicinal, ingressar na justiça para o salvo-conduto da associação e, sem dúvidas, ver um Brasil com a maconha regulamentada.

lazy placeholder Sua luta segue daí e a nossa daqui: Vá em paz Dinda!

#PraCegoVer: fotografia em primeiro plano de Dinda Márcia Scartezini agachada em meio a vários vasos com pés de maconha durante a ExpoCannabis, no Uruguai, em 2017. Foto: Dave Coutinho.

Os astros, o universo e os Deuses, por fim, foram irônicos e resolveram convocar Dinda para um Plantão a mais, para continuar trabalhando e ajudando as pessoas da forma como ela sempre foi: uma Dinda, um anjo da guarda, um polo de muita positividade.

Uma pessoa que não se importava com o tempo de vida, mas sim com a intensidade em que levava. Conviver com a Dinda era um aprendizado constante e deixará saudades. Toda sua energia, essência e legado vão permanecer sempre vivos em cada um de nós.

Segue daí, Dinda, nos guiando e protegendo, junto com os amados que já foram, que seguimos daqui por um mundo mais justo e verde.

Agradecemos por tudo que nos ajudaste a construir, te amamos e que nos encontremos novamente!

lazy placeholder Sua luta segue daí e a nossa daqui: Vá em paz Dinda!

#PraCegoVer: fotografia de Dinda Márcia Scartezini, vestindo uma camiseta preta com o logo da Smoke Buddies em verde, na Marcha da Maconha em São Paulo, deste ano. Foto: Igor Scartezini.

Texto por Dave Coutinho e Igor Scartezini.

#PraCegoVer: fotografia (em destaque) em primeiro plano de Dinda Márcia Scartezini, com os braços abertos, vestindo uma camiseta branca com a marca Smoke Buddies em preto, em Machu-Picchu, no Peru. Foto: Arquivo Pessoal.

lazy placeholder Sua luta segue daí e a nossa daqui: Vá em paz Dinda!

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!

Deixe seu comentário