Marcha da Maconha lança cartilha com orientações sobre uso de drogas

marcha da maconha produz cartilha sobre drogas Marcha da Maconha lança cartilha com orientações sobre uso de drogas

Material, produzido em parceria com o vereador Ivan Moraes e o mandato coletivo Juntas, esclarece sobre danos das drogas à saúde e diretos dos usuários. Cartilha será distribuída hoje, 18, na Marcha da Maconha Recife. As informações são do Jornal do Commercio.

Em meio à polêmica aprovação de mudanças na atual política nacional de drogas, incluindo a facilitação da internação involuntária, o Movimento Marcha da Maconha Recife, que sai às ruas neste sábado (18) a favor da descriminalização do uso de drogas, produziu uma cartilha informativa de redução de danos. Além de dicas e orientações para evitar possíveis prejuízos à saúde com o uso destas substâncias, o material faz crítica ao atual modelo proibicionista que, segundo os idealizadores, pouco protege a vida e a integridade dos usuários.

Produzida em parceria com o vereador Ivan Moraes (PSOL) e o mandato coletivo Juntas (PSOL), a cartilha visa conscientizar também sobre direitos e como atua a justiça criminal diante do tema. “Entendemos que o projeto antidrogas tem embasamento racista, onde as polícias veem nele um modelo de controle de territórios que permite invadir favelas matando e prendendo o povo preto. Daí a importância de orientações jurídicas de como proceder diante de abordagens e prisões, por exemplo”, explica a redutora de danos e coordenadora da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (Renfa), Ingrid Farias. Para ela, a conscientização do grupo acerca de seus direitos e a mobilização para a descriminalização é importante para discutir o fim das atuais políticas punitivas, reforçadas com a aprovação pelo Senado do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 37/2013. “É preciso criar políticas públicas que atuem na prevenção e na proteção dessas pessoas. Essa já não é mais uma lei que garante a segurança ou a integridade dos usuários. Uma descriminalização responsável é muito mais efetiva nesse ponto”, acrescenta.

Seis tipos de drogas – crack, ecstasy, cocaína, álcool, inalantes e maconha – são abordados na cartilha. Cada tipo recebe recomendações relacionadas ao uso seguro, compartilhamento de materiais, mistura com outras de substâncias psicoativas, alterações no estado de consciência e possíveis riscos à saúde física e mental. Para Priscilla Gadelha, psicóloga e presidenta do Conselho Estadual de Política sobre Drogas, o material proporciona maior autonomia aos usuários. “Essa é uma ferramenta importantíssima. Na hora do uso da droga, a pessoa tem que saber se tem condições de usar aquele tipo de substância, entender o que ela faz. Quais são os efeitos? Posso lidar com isso? Como reduzir os danos?”.

Mais que a descriminalização, segundo Priscilla, a mobilização está buscando garantir a participação, com dignidade, das pessoas que usam drogas nas discussões acerca do tema. “O PLC 37 foi formulado sem a participação dos usuários ou de órgãos de controle social. Isso muitas vezes não ajuda no processo de cuidado. Não se pode tirar a autonomia das pessoas de decidir. Elas têm direito e liberdade sobre seu corpo e escolhas. O que precisamos é garantir acolhimento e uma rede psicossocial eficiente”, afirma.

Marcha
Duas mil cartilhas serão distribuídas durante a 12ª edição da Marcha da Maconha – Recife, que tem concentração marcada para 14h, em frente ao monumento Tortura Nunca Mais, na Rua da Aurora, área central do Recife. Às 16h, a manifestação segue pelas ruas do centro até o Pátio de São Pedro, onde encerra com apresentações culturais e feirinha.

Leia também:

Cinco motivos que vão te levar a uma Marcha da Maconha

#PraCegoVer: Fotografia mostra as mãos de uma pessoa abrindo a cartilha que traz nas páginas (dir) o texto com título “A guerra nunca foi contra as drogas foi sempre contra pessoas, determinadas pessoas.” e a foto (pag. esq) de uma mulher negra com uma máscara no formato de folha em frente ao seu rosto. Foto Brenda Alcântara / JC Imagem.

lazy placeholder Marcha da Maconha lança cartilha com orientações sobre uso de drogas

Sobre Smoke Buddies

O Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!

Deixe seu comentário