Maradona apoia cultivo de cannabis: “para que nossos filhos vivam melhor”

maradona Maradona apoia cultivo de cannabis: para que nossos filhos vivam melhor

O astro do futebol Argentino Diego Maradona defende a regulação do cultivo de cannabis para fins medicinais. Atual diretor técnico do clube Gimnasia y Esgrima La Plata, Maradona têm um filho portador de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com informações do Infobae e tradução pela Smoke Buddies

Em vídeo divulgado pelo Coletivo de saúde comunitária e cultivo da cannabis La Semilla, Diego Armando Maradona declarou apoio ao autocultivo de cannabis para fins medicinais. Opinião de Maradona chega no momento em que o governo argentino pretende modificar as leis sobre o cultivo de maconha.

Leia mais: Governo da Argentina debate projeto para regulamentar o autocultivo de maconha

“Vamos apoiar o autocultivo para que nossos filhos vivam melhor e tenham uma qualidade de vida muito melhor do que a nossa”, disse Maradona, vestido com o uniforme do Clube de Gimnasia y Esgrima La Plata, onde é diretor técnico, e segurando uma camiseta da La Semilla.

Abordado por Monica Castillo, integrante da ONG La Semilla, “Maradona sensibilizou-se por seu filho, Diego Fernando, ser portador de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e só agora sua mãe pensar em dar óleo de cannabis”, declarou Arabai Rea ao portal Infobae.

Castillo disse que Maradona está aberto para aprender mais sobre cannabis e suas aplicações em várias condições. “Ele disse que também poderia usar para os tremores que têm. Ele defende que o autocultivo é a única forma de acesso”, comentou Rea, presidente do coletivo, que meses atrás foi detida pela polícia por cultivar e produzir óleo para o seu neto.

O coletivo La Semilla é umas das centenas de associações que existem há anos na Argentina. Formada em 2019, de uma divisão da ONG Cultivo en Familia, o coletivo conta com 90 sócios.

“Parece que o Maradona serve para dar visibilidade. Se bem que ele não tenha tanta informação da planta, por agora é mundialmente reconhecido e por isso quisemos fazer, tendo em conta os prós e contras da repercussão. É  Maradona. Não importa o que fez com sua vida, como não importa a vida privada de outras pessoas, importa a luta”, considerou a presidente de La Semilla.

As alterações nas leis argentinas sobre o uso e acesso à cannabis medicinal está em curso. Assim confirmaram, ao portal Infobae, a ministra de segurança Sabina Frederic e Ginés González Garcia. O governo, junto a alguns legisladores, ativistas e pesquisadores, estuda alternativas para melhorar o acesso da população à substância. Porém, já há um consenso, ao menos fora dos âmbitos ministeriais, de que essa alteração na Lei deve incluir o autocultivo.

“Nós sabemos que esta é a maneira de garantir sustentabilidade e qualidade nos tratamentos enquanto se capacita e forma a quem o Estado determinará a função de cumprir e fazer da lei”, comentou ao Infobae Valeria Salech, presidente do coletivo Mamá Cultiva, em referência as equipes de saúde, forças de segurança, integrantes do poder judicial, entre outros.

Além do autocultivo, a proposta da nova regulamentação inclui a produção em laboratórios públicos, o acesso pleno ao tratamento com a substância, que seja acessível pelas farmácias, novos desenvolvimentos de pesquisas, tanto pelo CONICET – Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas, quanto pelo INTA – Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária, com a possibilidade de uso de sementes nacionais.

Leia também:

Governo Fernández busca formas de descriminalizar a maconha na Argentina

#PraCegoVer: em destaque, fotografia em primeiro plano de Maradona, com uniforme e boné azuis, olhando para o lado, sorridente, num campo de futebol, e um fundo desfocado. Foto: Telemundo Deportes.

lazy placeholder Maradona apoia cultivo de cannabis: para que nossos filhos vivam melhor

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!