Mãeconheiras: conheça a luta de mães que usam cannabis em seus filhos

maeconheiras maes pela maconha cannabis Mãeconheiras: conheça a luta de mães que usam cannabis em seus filhos

Filme relata histórias de mães que vivem em Pernambuco e expõe a necessidade de acelerar e debater o uso e o fim da proibição da Cannabis no Brasil

Kátia, Ceça, Riso, Elaine, Patrícia e Irmã Rose: seis mulheres e mães em luta para garantir a qualidade de vida de suas filhas e filhos, que possuem diversas doenças raras. O alívio para suas vidas está no óleo da cannabis, cujos compostos foram liberados pela ANVISA desde 2014 exclusivamente para uso terapêutico.

Mãe de uma criança portadora da síndrome de Rett, Riso abre o documentário contando como foi receber o diagnóstico de sua filha e ver sua vida mudar por completo. Acompanhando um grupo, de Whatsapp, de mães com crianças portadoras de síndromes raras que utilizam de forma terapêutica a cannabis, Riso resolveu tentar o tratamento com maconha em sua filha.

lazy placeholder Mãeconheiras: conheça a luta de mães que usam cannabis em seus filhos

“Pra mim nunca passou a proibição pela minha cabeça, o que passou foi tratar ela. Independente se era proibido ou não a minha intensão era vê-la bem” — Riso.

Além da história de Riso, o documentário mostra o desespero de outras mães que chegaram a ouvir de médicos que as condições de difícil controle de suas crianças não tinham jeito e em algumas até poderia chegar a óbito.

“Se fosse um parente seu que precisasse você continuaria com esse preconceito, julgando e apontando sabendo que essa medicação pode salvar vidas?” — Elaine.

Assista a esses e outros depoimentos no vídeo abaixo:

Leia – ‘A gente não pode esperar’: mães desobedecem lei para tratar filhos com maconha medicinal

Sobre o projeto DOCUMENTANDO

A oficina introduz os participantes no universo da realização documental em vídeo, proporcionando o início da construção de um repertório teórico/prático a cada estudante. São abordadas questões técnicas e estruturais que compõem a narrativa documental, visando a percepção de algumas das inúmeras possibilidades para o desenvolvimento de um projeto. Ao final de cada oficina, é produzido um documentário e as aulas são ministradas pelo cineasta Marlom Meirelles.

Esta ação é desenvolvida pela Eixo Audiovisual, através do patrocínio do Funcultura PE (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura). Para a realização deste documentário, firmou-se parceria com a Marcha da Maconha e o THCine.

Assista também:

‘Eu sou cristã, mas minha filha precisa da maconha’: As mães que vivem sob efeito da guerra às drogas

#PraCegoVer: a imagem de capa é uma captura de tela do documentário que mostra a palavra “mãeconheiras” em caixa alta, de cor branca, sem preenchimento e com efeito de sombra e, ao fundo, uma planta de maconha em período vegetativo.

lazy placeholder Mãeconheiras: conheça a luta de mães que usam cannabis em seus filhos

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!