Maconheiro Sangue Bom: Fique 12 horas sem usar maconha e Doe Sangue amanhã!

maconheiro sangue bom fique 12 horas sem usar maconha e doe sangue amanha smoke buddies Maconheiro Sangue Bom: Fique 12 horas sem usar maconha e Doe Sangue amanhã!

Pouca gente sabe, mas a pessoa que usa maconha pode e deve doar sangue. Para isso o doador não precisa mentir na entrevista, pois a doação de sangue por um usuário(a) de maconha é regulamentada pelo Ministério da Saúde desde 2011.

Através da Portaria nº1.353, de 13 de junho de 2011, o Ministério da Saúde regulamentou a doação de sangue por usuário de maconha, bastando o mesmo ficar por apenas 12 horas sem consumir cannabis.

Atualmente a Portaria n° 1.353 foi substituída pela de nº2.712, de 12 de novembro de 2013 que define regulamento técnico dos serviços hemoterápicos.

Portanto desde que cumprida essa exigência, além da idade e peso mínimo exigidos, não há impedimentos a doação. Porém, caso a pessoa também faça uso de outras drogas além da maconha e do álcool, que possuem o mesmo prazo, o tempo para fazer a doação aumenta.

Usuários de drogas injetáveis ilícitas, estão impedidos de doarem sangue definitivamente e o uso de anabolizantes injetáveis, crack ou cocaína impede a doação por um ano a contar da data da última utilização.

Maconheiro Sangue Bom – Sangue da Paz

Quem acompanha a militância canábica, viu brotar no Rio de Janeiro e espalhar pelo Brasil a ação chamada “Maconheiro Sangue Bom”, que surgiu através do Movimento Pela Legalização da Maconha.

A 1ª ação que inicialmente estava marcada para ser realizada no Instituto Nacional do Câncer – INCA, para chamar atenção da sociedade para a importância da maconha no combate ao câncer e acabar com o preconceito contra os usuários da erva, por motivos de espaço teve que ser remanejada para o HEMORIO. Porém devido o preconceito e a falta de informação de alguns profissionais que tentaram barrar a doação acabou sendo resolvido depois de algumas explicações para o supervisor, a doação foi realizada em 20 de agosto de 2011.

Leia aqui sobre a polêmica no Hemorio e assista a cobertura em vídeo, ambas realizadas pelo Hempadão.

Campanha Nacional!

Desde a primeira ação vimos a ideia se espalhar e percorrer algumas cidades no país, algumas delas abraçando outras necessidades que tornaram-se parte da “Maconheiro Sangue Bom”, as ações da Campanha do Agasalho e a Ceia dos Excluídos, por exemplo.

Os consumidores de maconha possuem mais responsabilidade social, altruísmo e solidariedade que muita gente por aí, que só sabe levantar a bandeira da proibição.

O que é ficar 12 horas careta, sem consumir maconha, para salvar uma vida?
Nada Né!

lazy placeholder Maconheiro Sangue Bom: Fique 12 horas sem usar maconha e Doe Sangue amanhã!

Literalmente dando o sangue pela causa em 2011 – Foto Dave Coutinho

Então, a pegada é simples. Antes de tudo compartilhe em suas redes sociais este artigo, apague seu baseado, desligue o vaporizador, guarde a receita canábica, enfim fique sem consumir maconha e seus derivados por no mínimo 12 horas, procure o hemocentro mais próximo da sua casa e vá com a galera doar sangue.

Constantemente os hemocentros de todo o Brasil necessitam doações de sangue e o usuário de maconha pode modificar essa situação, além de desconstruir a imagem do ‘maconheiro doidão’.

Caso você seja impedido de realizar a doação registre tudo da melhor forma que puder (texto, fotos, áudio e vídeo) e mande para o e-mail contato@smokebuddies.com.br denunciando o ocorrido.

Serviço:

• REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE

  • Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
  • Estar bem de saúde
  • Ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias – jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais. Modelo de autorização.
  • Pesar no mínimo 50 Kg
  • Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação

• ALGUMAS SITUAÇÕES QUE IMPEDEM PROVISORIAMENTE A DOAÇÃO DE SANGUE:

  • Febre – acima de 37°C
  • Gripe ou resfriado
  • Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana)
  • Amamentação (até 1 ano após o parto)
  • Uso de alguns medicamentos
  • Anemia
  • Cirurgias
  • Extração dentária 7 dias
  • Tatuagem: 01 ano sem doar
  • Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
  • Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano

Maiores esclarecimentos serão fornecidos durante a entrevista clínica que precede a doação.

lazy placeholder Maconheiro Sangue Bom: Fique 12 horas sem usar maconha e Doe Sangue amanhã!

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!

Deixe seu comentário