Maconha medicinal deve ser vendida nas farmácias da Grécia, revela ministro

Os estrangeiros também poderão ter acesso à cannabis para uso terapêutico desde que tenham prescrição médica
O ministro do Desenvolvimento e Investimento da Grécia, Adonis Georgiadis, disse que o país deve investir fortemente na produção de maconha para uso medicinal.
Em entrevista ao Greek Reporter, Georgiadis disse que o governo grego espera que a indústria de cannabis medicinal adicione 1,5 bilhão de euros (R$ 7,6 bilhões) anualmente à receita do estado. Segundo o ministro, a planta será produzida e vendida na Grécia em 2022.
“A Grécia pretende se tornar o principal país europeu na produção de cannabis medicinal. O ambiente da Grécia é propício para esta planta em particular e achamos que teremos uma vantagem natural”, explicou Georgiadis ao portal.
A Grécia legalizou a maconha medicinal em 2017, reclassificando a planta como uma droga com efeitos medicinais comprovados, e regulamentou o cultivo e produção em março de 2018.
Um grande investimento da Τikun Εurope, perto da cidade de Corinto, já foi concluído e mais dois investimentos de empresas britânicas e canadenses para a produção de cannabis medicinal na Macedônia e Patras estão nos planos, segundo Georgiadis.
A Tikun Europe foi fundada em 2018 na Grécia e é uma subsidiária da israelense Tikun Olam, player global em pesquisa e desenvolvimento de produtos de maconha para fins medicinais. É a primeira empresa na Grécia a ser licenciada para o cultivo, processamento e produção de cannabis.
Leia mais: Maioria dos europeus apoia a legalização da maconha, aponta pesquisa
Os estrangeiros também poderão ter acesso à maconha medicinal na Grécia e serão “autorizados a comprá-la em farmácias com a única condição de que tenham receita médica”, revelou o ministro grego ao Greek Reporter.
No entanto, o ministro alertou que o uso de maconha sem prescrição médica ainda é proibido na Grécia. “É ilegal e você será preso”, advertiu Georgiadis, dizendo que é pessoalmente contra a legalização da cannabis para uso adulto.
Veja também:
Reino Unido aprova ensaio clínico com cannabis vaporizada para tratamento da dor crônica
#PraTodosVerem: fotografia mostra uma bandeja branca repleta de buds de cannabis e as mãos de uma pessoa que, usando luvas azuis, segura uma das inflorescências em uma pinça. Crédito: Michaela Rehle | Reuters.

- Alemanha acelera processo de legalização da maconha - 16 de maio de 2022
- Acabar com a Cracolândia faz parte da abolição da Princesa Isabel? - 15 de maio de 2022
- Redutor de pena não pode ser afastado com base em quantidade e variedade da droga - 15 de maio de 2022
- Prefeito de Londres lança comissão para analisar legalização da maconha - 15 de maio de 2022
- Por dentro da comunidade conhecida por uma das variedades de haxixe mais caras do mundo - 14 de maio de 2022
- Paciente de Tucuruí (PA) com epilepsia recebe canabidiol após ação judicial do MPF - 14 de maio de 2022