Maconha reduz acidentes de trânsito fatais relacionados a drogas, diz estudo

maconha medicinal reduz acidentes fatais com outras drogas Maconha reduz acidentes de trânsito fatais relacionados a drogas, diz estudo

Desde a legalização da maconha medicinal, Estados norte-americanos registram números mais baixos de acidentes de trânsito fatais envolvendo outras drogas.

Um estudo conduzido pela Escola de Saúde Pública Mailman, da Universidade Columbia, em Nova York, EUA, aponta que os Estados com leis de maconha para fins medicinais experimentaram uma redução nos acidentes e mortes em acidentes de carro, em motoristas que testaram positivo para outras drogas.

Os pesquisadores realizaram análises do uso de opioides entre os motoristas com idades de 21 a 40 anos que haviam sido vítimas de acidentes fatais em Estados que liberaram o uso medicinal da maconha em comparação com os dados dos mesmos estados antes de que a liberação entrasse em vigor. Foram reunidos dados de 1993 a 2013, englobando 18 estados americanos.

“Esperamos que as consequências adversas do uso de opioides diminuam com o tempo nos Estados em que o consumo de maconha medicinal é legal, já que os indivíduos substituem opioides por maconha no tratamento da dor grave ou crônica“, comentou o autor do estudo, June H. Kim.

Entre os 68.394 motoristas envolvidos em acidentes fatais, aproximadamente 42% foram fatalmente feridos em Estados que possui o uso da maconha medicinal legalizado, 25% morreram nos estados antes de implementarem a lei e 33% em estados que nunca aprovaram uma lei para uso terapêutico da cannabis.

O estudo é um dos primeiros a avaliar a ligação entre as leis estaduais da maconha e o uso de opioides em níveis individuais. As descobertas foram publicadas online no American Journal of Public Health.

#DicaDaSb: Em tempos vale lembrar, chapou demais pegue um taxi/uber e retorne em segurança, na paz e na tranquilidade.

Leia também:

Cauê Moura explana benefício da legalização da maconha: diminuição das mortes no trânsito

#PraCegoVer: fotografia (de capa) colorida tirada no interior de um carro a partir do banco de trás, que mostra parte da cabeça e mão do motorista, segurando o volante e um baseado entre os dedos.

lazy placeholder Maconha reduz acidentes de trânsito fatais relacionados a drogas, diz estudo

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!

Deixe seu comentário