Maconha Medicinal será debatida na Câmara em agosto

pl sobre legalização da maconha podera ser votada na camara Maconha Medicinal será debatida na Câmara em agosto

A Câmara dos Deputados vai debater em agosto, por meio de uma comissão especial, o uso da maconha para fins medicinais

Segundo noticiou a jornalista Mônica Bergamo em sua coluna na Folha de S.Paulo e na rádio Band News, nesta quarta-feira (24), que a partir de agosto a Câmara dos Deputados deve instalar em agosto uma comissão especial para discutir o uso da cannabis para fins medicinais.

A comissão especial deve se contrapor ao ministro Osmar Terra,  da Cidadania. Ele chegou a defender nesta semana que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) seja fechada caso aprove o plantio para tratamento. O órgão abriu uma consulta pública para debater o assunto.

Leia mais: Osmar Terra diz que Anvisa está “enfrentando o governo” sobre cannabis medicinal

A posição do ministro não encontra eco, no entanto, nem mesmo em parlamentares da base de Bolsonaro na Câmara. É o caso da deputada Carla Zambelli (PSL-SP), por exemplo, que fará parte da comissão especial e acha que o assunto deve, sim, ser debatido.

“O Osmar já falou para mim que é bem contra. Mas a gente tem que discutir. O mundo inteiro fez isso”, diz a deputada. “Se somarmos pacientes com doenças raras, autismo e câncer que poderiam ser tratados com a cannabis, calculo que cheguem a 20 milhões”, afirma Zambelli.

Zambelli divide a autoria de um projeto com o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ). Ele é inspirado em uma lei de Israel que autoriza o plantio para fins medicinais. Os dois chegaram a gravar um vídeo junto sobre o assunto.

Assista:

Carla Zambelli e Marcelo Freixo debatem legalização da maconha

O relator da comissão especial deve ser o deputado Paulo Teixeira (PT-SP). “Os pacientes brasileiros não podem ser privados de um tratamento disponível em diversos outros países”, afirma ele.

#PraCegoVer: Uma placa branca suspensa com a frase “Legalize a vida” na qual a última letra (a) foi substituída pelo desenho de uma folha de maconha na cor verde. Crédito Diogo Vieira | Smoke Buddies

lazy placeholder Maconha Medicinal será debatida na Câmara em agosto

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!

Deixe seu comentário