Maconha mainstream: Veja estreia blog exclusivo sobre cannabis

Foto Phill Whizzman capa Maconha mainstream: Veja estreia blog exclusivo sobre cannabis

Assinada pelo jornalista Ricardo Amorim, a coluna online CannabiZ trará novidades e reflexões sobre o mercado da maconha legal, no Brasil e no mundo

Estreou na última segunda-feira (15) o blog CannabiZ, um espaço dentro do site da revista Veja exclusivamente dedicado à maconha. “Este é o primeiro espaço regular na grande imprensa brasileira dedicado exclusivamente ao debate sobre o mercado internacional da cannabis legal, seja para uso medicinal ou recreativo”, apresenta o jornalista que assina os textos do blog, Ricardo Amorim.

Com a intenção de “se debruçar sobre os desafios que o novo status da planta nos apresenta”, a coluna CannabiZ, como o nome já sugere, deve trazer à pauta temas que cercam a cannabis sob o ponto de vista dos negócios – afinal, a indústria multimilionária da maconha já atrai investidores e empreendedores, mesmo aqui, onde a legalização da planta parece uma realidade distante.

lazy placeholder Maconha mainstream: Veja estreia blog exclusivo sobre cannabis
lazy placeholder Maconha mainstream: Veja estreia blog exclusivo sobre cannabis

#PraCegoVer: Retrato do jornalista Ricardo Amorim, que assina o blog CannabiZ, na Veja.

“Minha pretensão é criar aqui um espaço democrático de informação, conhecimento e debate, ouvindo todos os lados e embasando argumentos com fatos e dados”, escreve o jornalista no texto de estreia.

O primeiro tema colocado em questão, na semana de estreia do blog, é a dificuldade de sobrevivência das startups focadas em cannabis legal – onde Ricardo Amorim traça alguns interessantes paralelos do mercado canábico com o de cervejas artesanais.

Na sequência

Menos de uma semana depois do anúncio da coluna estreante na Veja, foi a vez da revista Época inaugurar um espaço online para a discussão do tema, assinado pelo jornalista Denis Burgierman.

“O objetivo desta coluna, que nasce hoje, não é simplesmente contar esses dólares. É ir investigar o que eles mudam no mundo – na medicina, na cultura, na forma como enxergamos a velhice, na sociedade, na maneira de lidar com a modernidade, no comércio internacional, na geopolítica, no mundo profissional. Nem todas essas mudanças envolvem dinheiro, aliás: há coisas gigantescas acontecendo em volta da cannabis sem nenhum lucro envolvido”, escreve o jornalista no texto de estreia, intitulado Como a indústria da Cannabis transformará o mundo.

Especialistas

A cannabis legal sendo digna de espaço exclusivo em um veículo de imprensa tradicional, como a Veja, é um sinal importante do processo de normalização da maconha no Brasil. Por outro lado, não é novidade que o assunto gere conteúdo e pautas – a Smoke Buddies, assim como outros tantos veículos de comunicação especializados no assunto, são a prova disso.

Há mais de oito anos comunicando sobre maconha e a política de drogas no Brasil e no mundo, com mais de 5 mil publicações e milhões de visualizações, a Smoke Buddies faz parte da imprensa especializada em cannabis, que inclui ainda outros nomes, como Hempadão (que, inclusive, tem coluna no site da Carta Capital), Growroom, Maryjuana, assunto que Dave Coutinho, CEO e um dos criadores da SB, explana em sua coluna.

Leia também:

Jay-Z estreia no setor de maconha como estrategista

#PraCegoVer: Imagem mostra uma planta de cannabis, com destaque para o bud com tricomas e folhas serrilhadas. Foto: Phill Whizzman.

lazy placeholder Maconha mainstream: Veja estreia blog exclusivo sobre cannabis

Sobre Thaís Ritli

Thaís Ritli é jornalista e observadora do feminino no universo da cannabis, que se traduz em colunas mensais sobre o tema na Smoke Buddies.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!