Comissão descobre que maconha foi liberada em presídios para acalmar detentos

maos baseado Comissão descobre que maconha foi liberada em presídios para acalmar detentos

Secretário de segurança e dois diretores admitiram fazer vista grossa à entrada de maconha nos presídios, sob a alegação de acalmar os detentos.

Segundo publicação na coluna do Lauro Jardim, no jornal O Globo, um secretário estadual de segurança e dois diretores de presídios admitiram, extraoficialmente, à comissão de juristas designada por Rodrigo Maia para apresentar um projeto antidrogas, que faziam vista grossa à entrada de maconha nos presídios, sob o pretexto de acalmar os ânimos dos detentos.

Estratégia não é novidade

lazy placeholder Comissão descobre que maconha foi liberada em presídios para acalmar detentos

Em 2012, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, revelou que quase 80% dos guardas prisionais que participaram da pesquisa permitiam o uso de maconha pelos detentos para facilitar o trabalho e manter a ordem.

“Os guardas dobram as regras para manter a ordem. Muitos reclusos fumaram cannabis durante vários anos antes de serem presos. Muitas vezes fumam como forma de lidar com problemas pessoais. Se os guardas tirarem sua erva, eles ficarão inquietos e poderão causar problemas”, segundo relatou o antropólogo Torsten Kolind, do Centro de Pesquisa sobre Álcool e Drogas da Universidade de Aarhus.

Leia também: Inútil guerra às drogas

#PraCegoVer: fotografia (de capa) que mostra as mãos de uma pessoa segurando um baseado (na diagonal em relação à câmera) com os dedos indicadores e polegares; com um fundo escuro e iluminação focada no baseado.

lazy placeholder Comissão descobre que maconha foi liberada em presídios para acalmar detentos

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!