Questão de Opinião: Maconha é Patrimônio Natural da Humanidade

Maconha patrimônio natural da humanidade Questão de Opinião: Maconha é Patrimônio Natural da Humanidade

Em artigo de opinião com objetivo de exigir a admissão de culpa da Organização Mundial da Saúde pela proibição da maconha, Antonio Zanon* defende que uma forma de reparação à sociedade é o reconhecimento da maconha como Patrimônio da Humanidade, #NadaMenosDoQueIsso

Você já parou para pensar no absurdo que é a proibição da maconha ao redor do mundo? Já parou para se perguntar por que tanta criminalização e perseguição a uma “simples planta”?

É justamente isso. A maconha pode ser tudo, menos uma “simples planta”. E todo mundo já sabe disso.

Hoje em dia, milhares de pessoas já se beneficiam da maconha com tratamentos medicinais. Além disso, ela gera energia, tecido, fibra, alimento e estima-se que é possível diversificá-la em mais de 20 mil produtos. Todos biodegradáveis e autossustentáveis. Perfeitos para os dias em que vivemos e nossas reais necessidades.

Com tantos benefícios e diversidade, ela só poderia se tornar um perigo eminente para as grandes corporações que, logo, mostraram-se como a grande mola propulsora e uma das principais causadoras de sua proibição em boa parte do mundo.

Mas há algo bem pior por trás disso tudo, e todo o esforço do lobby corporativo proibicionista perde sua importância quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) assume toda a responsabilidade, atestando para o mundo inteiro que a maconha é uma droga letal, como fez na Convenção única de 1961, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A partir daí, a maconha passa a ser proibida no mundo inteiro, praticamente. A partir dessa mentira!

Uma mentira consciente que gera um prejuízo incalculável para a humanidade e a biodiversidade de todo o planeta, até os dias atuais.

A OMS sempre soube que a maconha nunca foi letal. Aliás, eles sempre souberam que a maconha é muito mais do que uma droga. Uma das plantas mais versáteis de toda a flora, que poderia mudar o estilo de vida de todo o planeta.

lazy placeholder Questão de Opinião: Maconha é Patrimônio Natural da Humanidade

#PraCegoVer: ilustração com fundo escuro e o texto, em verde e branco, “Maconha – A Organização Mundial da Saúde (OMS) sempre soube que a maconha nunca foi uma droga letal. Você já parou pra pensar sobre a perda irreparável à humanidade e ao planeta, causado por essa mentira?”, em inglês, e um desenho da folha da maconha no topo.

 

Diante disso, tentar calcular o prejuízo à vida humana, gerado por essa mentira, seria o mesmo que somar todas as pragas, conflitos, guerras, racismo, xenofobia e mortes ao redor do mundo desde o início de nossa sociedade até a atual guerra às drogas, e não chegaríamos perto desse número. É estarrecedor.

Esse cálculo torna-se inimaginável e incalculável, quando se acrescenta mais de 60 anos de paralisação de pesquisa científica. O resultado é um absurdo tão gigantesco que poderíamos dizer que essa é uma das mentiras que mais prejuízo gerou ao planeta e a todos nós.

Desafiamos a você tentar fazer esse cálculo!

E é por isso que podemos afirmar que a legalização da maconha é uma mentira. No mundo todo.

Não se acaba com uma doença tomando remédio para a dor. E sim, atacando a causa. Estamos enxugando gelo.

Quando rebobinamos a fita, percebemos que todo problema em relação à maconha tem origem nessa covarde e cruel mentira. Assinada e abalizada pela ONU e, principalmente, por quem quer gerir nossa saúde, a OMS.

É cruel demais. Covarde demais.
Eles têm que ser expostos.
Eles têm que assumir essa culpa!
A OMS tem que pagar por esse crime hediondo!

*Antonio Zanon, 50 anos, carioca, artista gráfico, plástico e ilustrador.

Nota da redação: Questão de Opinião é uma série que reunirá opiniões, análises e comentários de influenciadores, pesquisadores e profissionais ligados ao universo canábico. Nem sempre a opinião publicada aqui corresponderá à da redação, porém, vemos importância em dar voz a todos. Quer ver sua opinião na Smoke Buddies, escreva para redacao@smokebuddies.com.br com o assunto “Questão de Opinião”.

#PraCegoVer: em destaque, ilustração com fundo escuro e o texto, em verde e branco, “Maconha. Patrimônio Natural/Vegetal da Humanidade. #NadaMenosDoQueIsso”, e um desenho da folha da maconha no topo.

lazy placeholder Questão de Opinião: Maconha é Patrimônio Natural da Humanidade

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!