Empresa lança maconha acessível e quebra tendência do mercado nos EUA

Fotografia de uma suculenta flor de maconha seca, com pistilos marrons, deitada em uma superfície refletiva, ao lado de uma embalagem quadrada, em cor preta, com o logo e nome da marca "original stash" impressos em branco; com um fundo escuro.

Nos EUA, a indústria legal de maconha não atendia ao consumidor mediano, produzindo apenas marcas caras. Mas um novo conceito surge para ir de encontro a esse padrão, com o lançamento de uma erva mais acessível ao público de baixa renda. Entenda mais sobre o assunto no texto de Mike Adams para a Forbes

Deslize para qualquer loja de bebidas em um lado questionável da cidade, e não é difícil encontrar alguns derrotados de vida pendurada por perto, pedindo a qualquer um e todos por alguns trocados sobrando para que possam comprar uma garrafa. Se você já foi abordado por um desses párias sociais desesperados em busca de bebida, você pode ter pensado uma vez ou outra: “Como diabos 50 centavos ajudarão essa pessoa a comprar bebida alcoólica? Eles ficarão lá a noite toda antes de reunir dinheiro suficiente para ficarem bêbados”. Bem, embora isso possa ser verdade para mendigos com um paladar pelas coisas boas, esse não é o caso daqueles que têm afinidade por libações diretas da prateleira de baixo. Tipo, bem inferior.

Durante anos, bêbados quebrados em todo os Estados Unidos vêm fazendo o trabalho com bebidas baratas. Tudo o que eles precisam fazer é chegar a alguns dólares, e eles podem pagar um goró selvagem e perverso que a maioria de nós passa (e deve) a vida inteira sem experimentar. Digamos apenas que você não está perdendo uma oportunidade de iluminação, ou algo assim, mandando pra dentro uma garrafa de US$ 5 de Mad Dog 20/20.

Mas o material barato é algo que está faltando na erva legal.

A indústria da cannabis fez tudo o que estava ao seu alcance para evitar atender ao chapado mediano da classe trabalhadora. Ela lança marcas caras quase todas as semanas, projetadas exclusivamente para o esnobe. Porque, bem, pessoas com muitos dólares são as únicas por aí comprando maconha em meio ao novo clima legal, certo? Vamos lá, isso parece um pouco absurdo.

Como apontei em uma coluna anterior para a Forbes, a mentalidade de que “jogadores mais altos são todos os com maiores apostas” não é muito realista. Ou pelo menos não é tão prevalente quanto a indústria da erva quer que o mundo acredite.

É realmente apenas a reverberação de um discurso de vendas inventado anos atrás por defensores da cannabis como uma maneira de mostrar aos políticos e eleitores que os maconheiros da geração flower power (poder das flores) finalmente cresceram e conseguiram um emprego. E não apenas vendendo hambúrgueres no McDonald’s. Estamos falando de carreiras reais em que eles ganham entre US$ 75.000 e US$ 100.000 por ano.

Claro, isso é na maior parte mentira.

Uma análise de mercado recente do Brightfield Group mostra que quase metade dos 35 milhões de usuários de cannabis nos Estados Unidos estão ganhando menos de US$ 30.000 por ano. Isso é um pouco mais do que o empregado médio do McDonald’s leva para casa, mas não muito. O relatório continua dizendo: “os líderes emergentes no espaço da cannabis de marca buscam se diferenciar amplamente em seus insumos premium (por exemplo, Kiva, Bhang, Caviar Gold)”, mas “poucos estão aproveitando a oportunidade de capturar clientes de baixa renda no espaço da marca econômica”. Tradução: Uma empresa de cannabis seria inteligente em abandonar a ilusão de alta classe e começar a estocar as prateleiras com erva que as pessoas podem pagar.

Bem, parece que um produtor de cannabis ouviu.

A Hexo Corporation anunciou na semana passada que criou uma nova linha de strain especificamente para chapados necessitados. Essa erva é tão barata, de fato, que eles nem podiam dar um nome legal. Ela é simplesmente chamada de “Original Stash”. Chique, certo? Eu poderia ter ido com Mad Dog 420, mas ei, sou só eu. A marca, que é uma híbrida dominante em Sativa, é vendida por cerca de US$ 4,49 por grama. O único problema é que os clientes devem comprá-la 28 gramas de cada vez. Isso vai colocá-los de volta na faixa de US$ 125,70 antes dos impostos.

Ainda assim, considerando que 28 gramas de strains populares como a Blue Dream custam aproximadamente US$ 265, não é um mau negócio. Claro, a erva não é muito forte, mas, com entre 12% e 18% de THC, ela definitivamente fará o trabalho.

Original stash é a resposta da Hexo para o mercado clandestino. Aprendemos ao longo dos anos, à medida que a legalização se estabeleceu em mais partes do mundo, que os mercados tributados e regulamentados não estão necessariamente prejudicando o submundo. Em estados como a Califórnia, que era a grande esperança verde para criar um modelo para legalizar a maconha no nível federal, as operações ilegais de cannabis continuam a dominar – e em grande parte. Alguns dizem que isso ocorre porque a maioria dos consumidores de maconha está procurando uma maneira possível de comprar a erva mais barata do que o que pode obter em um dispensário. Então, eles estão ligando para os vendedores ambulantes e obtendo deles porque não precisam pagar impostos.

Essa dominação do mercado clandestino também está acontecendo no Canadá, que legalizou a planta em todo o país no ano passado para uso recreativo. De acordo com o último relatório da Statistics Canada, cerca de 80% da cannabis comprada no norte do país ainda está sendo consumida na clandestinidade.

A Hexo acredita que oferecer uma strain de cannabis por menos de US$ 5 por grama os tornará competitivos com fontes ilegais e levará as pessoas ao dispensário em vez de às portas dos traficantes de drogas.

Especialistas do setor como a Hexo estão seguindo com esse conceito.

“Se ela pode obter uma fatia significativa do mercado de baixo custo e até obter parte de fornecedores ilícitos, tem a base de um negócio muito bom”escreveu Greg Miller, diretor executivo do Instituto Nacional de Investidores em Cannabis. “Afinal, o McDonald’s provavelmente ganha mais dinheiro do que todas as churrascarias sofisticadas do mundo juntas, e faz isso por preços baixos”.

A mensagem geral é clara. Chegou a hora da indústria da cannabis começar a se tornar um pouco mais competitiva com o mercado clandestino. Vamos pegar uma lição da indústria do álcool. Embora haja, sem dúvida, um mercado em expansão para a cerveja artesanal cara, a bebida mais vendida nos Estados Unidos ainda é a Bud Light. Isso é algo que os produtores de maconha precisam ter em mente quando chegar a hora do governo dos EUA finalmente derrubar a proibição. Caso contrário, eles podem falir. E então quem vai precisar da erva barata?

Tradução: Joel Rodrigues | Smoke Buddies.

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#PraCegoVer: fotografia (de capa) de uma suculenta flor de maconha seca, com pistilos marrons, deitada em uma superfície refletiva, ao lado de uma embalagem quadrada, em cor preta, com o logo e nome da marca “original stash” impressos em branco; com um fundo escuro. Foto: reprodução.

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