Live na Smoke Buddies: Professor Henrique Carneiro fala sobre fascismo e guerra às drogas

folhagem Live na Smoke Buddies: Professor Henrique Carneiro fala sobre fascismo e guerra às drogas

Em um bate-papo com transmissão ao vivo pelo Instagram da Smoke Buddies, convidei o historiador, bacharel, mestre e doutor em História Social pela USP, Henrique Carneiro, para uma conversa sobre o fascismo e seus reflexos na guerra às drogas

Nós que lutamos diariamente contra a guerra às drogas precisamos compreender que nossa luta está intimamente ligada à luta antifascista, como bem nos ensina o professor Henrique Carneiro:

“O fascismo é um fenômeno de exacerbação das formas de opressão na fase histórica do capitalismo tardio.

lazy placeholder Live na Smoke Buddies: Professor Henrique Carneiro fala sobre fascismo e guerra às drogas

Entre as suas muitas características como a violência, o racismo, a misoginia e a ditadura encontra-se também o proibicionismo hipertrofiado. Assim foi nos regimes concretos do nazi-fascismo e continua sendo hoje na época da guerra às drogas e do neofascismo contemporâneo.

A repressão às liberdades públicas tem como parte indispensável o puritanismo compulsório da proibição e da penalização de ingestões voluntárias de fármacos.”

Na live da coluna Pergunte ao Doutor!, no perfil da Smoke Buddies no Instagram, tivemos a honra de receber o professor Henrique para uma verdadeira aula sobre esse importante tema. A conversa aconteceu nesta sexta (5), às 19h, ao vivo, mas você pode conferir as duas partes abaixo:

Parte I

Parte II

Leia também: 

Como me proteger enquanto usuário de maconha? Pergunte ao Doutor!

#PraCegoVer: em destaque, fotografia, em preto e branco, tirada de baixo para cima que mostra a folhagem de uma planta de cannabis contra a luz do sol, que pode ser visto como um ponto irradiante no espaço entre algumas folhas. Imagem: Lollyman | Flickr.

lazy placeholder Live na Smoke Buddies: Professor Henrique Carneiro fala sobre fascismo e guerra às drogas

Sobre Erik Torquato

Advogado criminalista formado pela UERJ. Conselheiro do Núcleo de Álcool, Drogas e Saúde Mental da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP. Co-fundador da RENCA. Membro da Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas - REDE REFORMA e do movimento político Ganja Coletiva. Militante da Marcha da Maconha. Consultor de associações cannábicas. Carioca em São Paulo. Ativista pelo fim da guerra às drogas. Tel: 21-97234-1865 / e-mail eriktorquato.adv@gmail.com
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!