Live na Folha discute alteração da Lei de Drogas para redução da população carcerária

Fotografia em plano fechado e vista superior das mãos de uma pessoa que está triturando um pouco de maconha e vestindo uma camiseta da Marcha da Maconha no Rio de cor verde, onde se lê em branco #SoltaOPreso! Foto: Dave Coutinho | Smoke Buddies.

Nesta segunda-feira, às 17h, serão entrevistados o médico Drauzio Varella, a especialista em políticas sobre drogas Ilona Szabó e o criminalista Pierpaolo Bottini. As informações são da Folha

A alteração da Lei de Drogas para reduzir a população carcerária do país será o tema da edição desta segunda-feira (10) do ‘Ao Vivo em Casa’, série de lives (transmissões ao vivo) da Folha com entrevistas, serviços, dicas e apresentações musicais.​​

Participarão da live o médico e colunista da Folha Drauzio Varella, a especialista em políticas sobre drogas e colunista da Folha Ilona Szabó de Carvalho e o criminalista e professor da USP Pierpaolo Bottini. Eles serão entrevistados às 17h.

Leia – Live na Smoke Buddies: Professor Henrique Carneiro fala sobre fascismo e guerra às drogas

A discussão terá como base a Lei de Drogas, em vigor desde 2006, que aboliu a pena de prisão para os usuários de drogas. O texto legal, porém, não fixa critérios objetivos para diferenciar traficantes de usuários.

Segundo pesquisadores sobre o sistema carcerário, a falta dessas balizas tem levado muitos juízes a qualificarem equivocadamente usuários como traficantes, e isso tem promovido o aumento da população de presos no país.

Leia mais: Negro é traficante, branco é estudante que faz ‘delivery de drogas’

Em fevereiro de 2019, uma comissão de juristas entregou ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), uma proposta que altera esse ponto da lei ao estabelecer quantidades das substâncias como critério para o enquadramento como traficante ou usuário. O projeto de lei descriminaliza o porte para consumo de pequenos volumes de drogas.

Os convidados serão entrevistados pelo repórter Flávio Ferreira, da editoria Poder da Folha.

As lives têm duração média de 40 minutos. O ‘Ao Vivo em Casa’ será transmitido no site do jornal e pelo canal da Folha no YouTube.

Leia também:

Dez gramas de maconha e seis plantas: veja o que muda se aprovada a nova Lei de Drogas

#PraCegoVer: em destaque, fotografia em vista superior que mostra as mãos de uma pessoa que está triturando um pouco de maconha e vestindo uma camiseta da Marcha da Maconha no Rio de cor verde, onde se lê em branco “#SoltaOPreso!”. Foto: Dave Coutinho | Smoke Buddies.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!