Liberação da maconha medicinal inspira novos programas de pós-graduação

 Liberação da maconha medicinal inspira novos programas de pós graduação

Cursos oferecem formação para o uso de cannabis medicinal e são procurados por diversos profissionais, inclusive dentistas, que ficaram de fora da nova regulamentação. Com informações da Folha

A regulamentação do uso medicinal da maconha pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em dezembro passado movimentou não apenas a indústria farmacêutica como também o setor de ensino superior. Começam a surgir cursos sobre o canabidiol voltados a profissionais da área da saúde.

A Unifil, de Londrina (PR), oferecerá neste ano a primeira pós-graduação em medicina canabinoide no país. O curso pretende fornecer a médicos e outros profissionais da área formação para o uso de terapias com o princípio ativo.

O curso foi idealizado pelo médico urologista César da Câmara Segre, que já vinha ministrando workshops sobre o uso medicinal da maconha, sempre com sala lotada.

Os alunos conhecerão as etapas de produção, seleção das plantas, formas de extração e produção dos óleos essenciais, além de embasamento teórico sobre a química dos compostos e sua aplicação prática baseada em estudos científicos já desenvolvidos na área. As aulas, presenciais, começam em 8 de agosto.

“A intenção é formar profissionais e lideranças sobre medicina canabinoide no país e, ao mesmo tempo, desmistificar o tema, combatendo preconceitos que existem até na área médica”, diz Segre.

O especialista afirma estar em negociação para oferecer o curso em outras duas universidades privadas, além de um hospital de São Paulo.

Leia mais: “Dr Consulta” abre a primeira pós-graduação em maconha medicinal de SP

Inscrito na pós-graduação, o cirurgião dentista Fernando Taddeo estuda a aplicação dos canabinoides na odontologia, em pacientes com lesões na boca, bruxismo e câncer.

Os dentistas ficaram de fora da regulamentação da Anvisa, que prevê a venda dos produtos mediante prescrição médica — o que deverá ser alvo de uma mobilização da classe junto aos órgãos reguladores.

“Quanto mais conhecimento sobre o tema, mais os tabus tendem a cair”, afirma Taddeo.

Também inscrito no curso, o cardiologista Pablo Antunes já havia feito aulas sobre maconha medicinal. “O Brasil está atrasado na questão, mas os cursos que estão surgindo vão contribuir para a produção científica na área”, diz.

A Estácio criou um curso de extensão universitária na Faculdade de Medicina voltado para profissionais e estudantes da área de saúde.

O currículo visa promover a troca de experiências entre médicos que já prescrevem o medicamento em áreas como neurologia e psiquiatria.

“O programa foi desenhado para os profissionais discutirem aspectos técnicos, farmacológicos, aplicação clínica, evidências científicas e legislação, por meio de apresentação de casos clínicos e debates”, diz Silvio Pessanha Neto, gestor nacional do curso de medicina da Estácio.

O primeiro curso foi realizado em São Paulo, em novembro de 2019, com alta procura. A universidade programa novas turmas para breve, em locais a serem definidos.

Onde estudar

Aperfeiçoamento em aplicações dos canabinoides na medicina
Onde: Universidade Estácio
Modalidade: Presencial
Duração: 8 horas
Valor: R$ 1.450
Site: extensao.estacio.br

Pós-graduação em medicina canabinoide
Onde: Unifil
Modalidade: Presencial, com aulas aos finais de semana
Duração: 360 horas/aula, com duração de 18 meses
Valor: R$ 18.900
Site: eventbrite.pt/e/bilhetes-pos-graduacao-em-medicina-canabinoide-86850246425

Leia também:

Anvisa simplifica regras para importação de medicamentos à base de cannabis

#PraCegoVer: em destaque, fotografia em vista diagonal que mostra um ramo de folhas de maconha verdinhas, sendo segurado por mãos calçadas com luvas cirúrgicas brancas, e, ao fundo fora de foco (parte direita da imagem), uma bandeja de laboratório branca contendo várias porções de substrato, de cor marrom-escuro, e algumas folhagens de cannabis, na parte de cima. Foto: Leonhard Foeger | Reuters.

lazy placeholder Liberação da maconha medicinal inspira novos programas de pós graduação

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!