Levi’s aposta no cânhamo como alternativa sustentável ao algodão

Usando significativamente menos água e produtos químicos do que a cultura do algodão, a Levi’s encontrou uma maneira de amaciar o cânhamo, em um processo que agride menos o meio ambiente – e espera ter jeans feitos com 100% da fibra em cerca de cinco anos, segundo vice-presidente de inovação da marca

Com a legalização do cânhamo nos Estados Unidos em dezembro passado, o setor explodiu: relatórios e dados estimam que valerão US$ 13,03 bilhões até 2026. Embora você já tenha visto produtos de CBD derivados de cânhamo, voltados principalmente para os usos terapêuticos em humanos e animais, a fibra oriunda do cânhamo (hemp) – maconha para fins industriais tem implicações importantes na produção de roupas sustentáveis, e a Levi Strauss & Co, ícone do jeans, fez um progresso significativo para que isso aconteça.

Em março, a Levi’s junto com a marca californiana do surfista Kelly Slater -a Outerknown, apresentou a primeira incursão da empresa em uma nova forma de uso do cânhamo na produção de jeans. Com uma mistura de 69% de algodão e 31% de cânhamo, o “Hemp Cottonized” – Cânhamo ‘Cotonizado’, possui textura e toque tão macios quanto ao do algodão sozinho.

#PraCegoVer: Fotografia de um tufo de cânhamo cotonizado, que é a fibra de cânhamo trabalhada para ficar com a textura do algodão e a resistência do Hemp. Crédito Foto: HempFabricLab

Sabemos que o cânhamo é bom para o meio ambiente, mas sempre foi grosseiro, diz Paul Dillinger, vice-presidente de inovação de produtos da Levi’s® ao se referir a textura do tecido. É a primeira vez que oferecemos aos consumidores um produto de cânhamo com algodão que parece tão bom, se não melhor, que o algodão.

Dillinger disse que a Levi’s continua trabalhando para melhorar a qualidade do seu cânhamo cotonizado e, em cinco anos, ele espera “uma peça de cânhamo 100%, com toque do algodão”.

O uso do cânhamo reduz o consumo de água, em relação por exemplo ao algodão, em dois terços, assim como utiliza muito menos químicos. Assim, as peças sustentáveis – uma jaqueta e um par de calças jeans – foram feitas utilizando a combinação do algodão e cânhamo. Com isso, elas mantêm a maciez em sua textura do algodão, mas apresentam resistência e durabilidade do cânhamo, em um processo de fabricação que reduz a agressão ao meio ambiente. Confira abaixo as peças da coleção da Levi’s e Outerknown.

Leia também:

Cânhamo Sim: apoie campanha em prol da regulamentação do uso industrial da planta

#PraCegoVer: Fotografia (de capa) mostra trama com uma corda de fibras, que envolve a imagem das pontas ao centro, onde um círculo se forma, revelando, ao fundo, uma plantação de cannabis.

mm

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!