Levi’s aposta no cânhamo como alternativa sustentável ao algodão

agricultura tabaco canhamo primo da maconha smoke buddies Levis aposta no cânhamo como alternativa sustentável ao algodão

Usando significativamente menos água e produtos químicos do que a cultura do algodão, a Levi’s encontrou uma maneira de amaciar o cânhamo, em um processo que agride menos o meio ambiente – e espera ter jeans feitos com 100% da fibra em cerca de cinco anos, segundo vice-presidente de inovação da marca

Com a legalização do cânhamo nos Estados Unidos em dezembro passado, o setor explodiu: relatórios e dados estimam que valerão US$ 13,03 bilhões até 2026. Embora você já tenha visto produtos de CBD derivados de cânhamo, voltados principalmente para os usos terapêuticos em humanos e animais, a fibra oriunda do cânhamo (hemp) – maconha para fins industriais tem implicações importantes na produção de roupas sustentáveis, e a Levi Strauss & Co, ícone do jeans, fez um progresso significativo para que isso aconteça.

Em março, a Levi’s junto com a marca californiana do surfista Kelly Slater -a Outerknown, apresentou a primeira incursão da empresa em uma nova forma de uso do cânhamo na produção de jeans. Com uma mistura de 69% de algodão e 31% de cânhamo, o “Hemp Cottonized” – Cânhamo ‘Cotonizado’, possui textura e toque tão macios quanto ao do algodão sozinho.

lazy placeholder Levis aposta no cânhamo como alternativa sustentável ao algodão

#PraCegoVer: Fotografia de um tufo de cânhamo cotonizado, que é a fibra de cânhamo trabalhada para ficar com a textura do algodão e a resistência do Hemp. Crédito Foto: HempFabricLab

Sabemos que o cânhamo é bom para o meio ambiente, mas sempre foi grosseiro, diz Paul Dillinger, vice-presidente de inovação de produtos da Levi’s® ao se referir a textura do tecido. É a primeira vez que oferecemos aos consumidores um produto de cânhamo com algodão que parece tão bom, se não melhor, que o algodão.

Dillinger disse que a Levi’s continua trabalhando para melhorar a qualidade do seu cânhamo cotonizado e, em cinco anos, ele espera “uma peça de cânhamo 100%, com toque do algodão”.

O uso do cânhamo reduz o consumo de água, em relação por exemplo ao algodão, em dois terços, assim como utiliza muito menos químicos. Assim, as peças sustentáveis – uma jaqueta e um par de calças jeans – foram feitas utilizando a combinação do algodão e cânhamo. Com isso, elas mantêm a maciez em sua textura do algodão, mas apresentam resistência e durabilidade do cânhamo, em um processo de fabricação que reduz a agressão ao meio ambiente. Confira abaixo as peças da coleção da Levi’s e Outerknown.

Leia também:

Cânhamo Sim: apoie campanha em prol da regulamentação do uso industrial da planta

#PraCegoVer: Fotografia (de capa) mostra trama com uma corda de fibras, que envolve a imagem das pontas ao centro, onde um círculo se forma, revelando, ao fundo, uma plantação de cannabis.

lazy placeholder Levis aposta no cânhamo como alternativa sustentável ao algodão

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!

Deixe seu comentário