Kim Kataguiri supostamente defende legalização da maconha na Câmara dos Deputados

“Eu pessoalmente, defendo a legalização da maconha, assim como ministro Barroso também defende”, disse o líder do MBL Kim Kataguiri, durante audiência na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, que debatia sobre crime de responsabilidade dos ministros do STF

Apesar de já existirem mais de uma dezena de propostas e sugestões públicas e políticas para regulamentar a maconha e constantemente o tema ser debatido em longas audiências públicas na Anvisa, Senado Federal e outros órgãos, o tema voltou à mesa e aos microfones do plenário na Câmara dos Deputados, nas palavras de quem menos é esperado – o líder do Movimento Brasil Livre – MBL, o deputado federal Kim Kataguiri.

“Eu pessoalmente, defendo a legalização da maconha, assim como ministro Barroso também defende” afirma Kim durante sua fala, e completa, só que eu sei como parlamentar, tenho consciência, de que não tenho votos suficientes para aprovar a legalização da maconha e isso não deve ser feito pelo Supremo Tribunal Federal, só deve ser legalizado quando os representantes da sociedade quiserem legalizar“.

Ou seja, se você acredita em unicórnio e não entendeu o que o deputado Kim Kataguiri quis dizer, vou tentar esclarecer. Kim fez o que ele exatamente criticou em relação ao Supremo, que é puxar para seus poderes os debates e decisões de temas críticos e polêmicos, pertinentes a sociedade, como a descriminalização da maconha.

Quem leu apenas o título do artigo pensou que Kataguiri saiu em defesa da maconha – por isso o uso da palavra “supostamente”, já que, ao pé da letra, o deputado defende que o debate só ande quando os representantes da sociedade, ou seja, os políticos – como os ministros da Cidadania, Casa Civil e entre outros inúmeros representantes da sociedade, que são ultra conservadores, resolverem debater o tema. Sendo assim, em caixa alta e negrito, para melhor entendimento: NUNCA!

Assista:

Projeto de Lei na Câmara dos Deputados

Atualmente há, na Câmara, o Projeto de Lei 10.549/2018 que autoriza, entre outras medidas, o cultivo e o porte de cannabis de “até 40 gramas não prensadas”. O PL de autoria do deputado Paulo Teixeira (PT/SP) adota a tendência internacional para a regulamentação da maconha. O tema é polêmico e não anda desde julho de 2017.

Leia também: 

Reino Unido pode recrutar ex-traficantes se a maconha for legalizada

#PraCegoVer: Fotografia (de capa) mostra o deputado federal Kim Kataguiri com olhos arregalados olhando direto para a câmera e com um leve sorriso no rosto. Foto: Ananda Migliano – Futura Press – Folhapress.

mm

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!