Série animada “Justiça e Guerra às Drogas” denuncia papel racista de magistrados e promotores

ponte juizes sao herois Série animada “Justiça e Guerra às Drogas” denuncia papel racista de magistrados e promotores

Vídeos são uma produção de Ponte Jornalismo, Justa, Plataforma Brasileira de Política de Drogas e Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas

Uma série de quatro vídeos animados se propõe a mostrar ao grande público um lado ainda pouco conhecido sobre o funcionamento do sistema de justiça brasileiro. Se a Lava-Jato vendeu para muita gente a ideia de que juízes e promotores são heróis que combatem os interesses dos poderosos, a série “Justiça e Guerra às Drogas” mostra outra realidade: os membros do Judiciário e do Ministério Público fazem parte de uma elite poderosa, muito rica e muito branca, que tem como principal resultado de seu trabalho a blindagem dos ricos e perseguição de negros e pobres.

A série foi criada por iniciativa do Justa, plataforma que pesquisa o funcionamento do sistema de justiça, da rede Plataforma Brasileira de Política de Drogas e da ONG Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas. O roteiro e a produção dos vídeos foram realizados pela Ponte Jornalismo, veículo de comunicação especializado em direitos humanos, em parceria com a produtora Iracema Rosa.

site sb Série animada “Justiça e Guerra às Drogas” denuncia papel racista de magistrados e promotores

Os quatro vídeos, com duração entre 6 e 10 minutos, usam a animação como um recurso para divulgar, de um jeito atraente e acessível, um panorama sobre como se dá a aplicação da lei de drogas no Brasil e como magistrados e promotores se associaram aos governos para blindar a violência policial e produzir o encarceramento em massa da população negra.

Leia também: Guerra às drogas, guerra aos negros

A animação será exibida toda terça-feira, a partir de 28 de setembro, na Ponte Jornalismo, sendo replicada no El País, no Yahoo Notícias e na Rede TVT e nos canais do YouTube das organizações responsáveis pelo projeto.

O primeiro vídeo — Os juízes são heróis? — revela o perfil elitizado dos magistrados brasileiros e como isso se reflete em suas atuações práticas. O segundo e o terceiro vídeos — Proibir drogas faz mal à saúde. E à sua família e A guerra às drogas é uma guerra aos pobres — analisam o impacto real da proibição de drogas sobre a maioria da população brasileira. Para finalizar, a última animação — Descriminalizar, desfinanciar, desencarcerar — propõe um novo caminho, envolvendo a descriminalização de todas as substâncias, o desencarceramento das populações e o desfinanciamento da polícia e do sistema de justiça criminal.

Série animada | Justiça e Guerra às Drogas
Onde: Youtube da Ponte Jornalismo
Yahoo Notícias
El País
Rede TVT
Canal do Justa
Canal da Plataforma Brasileira de Política de Drogas
Canal da Iniciativa Negra
Quando: terças, de 28/9 a 19/10 (os vídeos continuam disponíveis depois)

Assista ao primeiro vídeo da série:

Quem são os autores

Justa
Projeto de pesquisa que se propõe a facilitar o entendimento e a visualização de dados do financiamento e da gestão do sistema de justiça de maneira acessível e inovadora.

Plataforma Brasileira de Política de Drogas
Rede para a atuação conjunta de organizações não governamentais, coletivos e especialistas de diversos campos de atuação que busca debater e promover políticas de drogas fundamentadas na garantia dos direitos humanos e na redução dos danos produzidos pelo uso problemático de drogas e pela violência associada à ilegalidade de sua circulação.

Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas
Organização da sociedade civil que atua pela construção de uma agenda de justiça racial e econômica promovendo ações de advocacy em direitos humanos e propondo reformas na atual política de combate às drogas.

Ponte Jornalismo
Defende os direitos humanos por meio do jornalismo, com o objetivo de ampliar as vozes marginalizadas pelas opressões de classe, raça e gênero e colaborar na sobrevivência da democracia brasileira.

Leia mais:

Os negros não são maioria no tráfico, é a guerra às drogas que só ocorre nas favelas

#PraTodosVerem: imagem de capa é uma captura de tela do primeiro vídeo da série onde, em nanquim P&B, algumas pessoas apontam para uma criatura enquanto uma dessas voa com uma capa e atira um martelo de juiz contra a última.

smokebuddies logo2 Série animada “Justiça e Guerra às Drogas” denuncia papel racista de magistrados e promotores

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!