Japão tem recorde de 5.400 detenções relacionadas à cannabis em 2021

Fotografia mostra um dichavador metálico contendo maconha triturada e os dedos que o seguram, e uma porção de cannabis sobre uma superfície cinza-escura, ao fundo, fora do foco. Imagem: Insider.

Enquanto a polícia japonesa insiste em enxugar gelo, o número de pessoas que cometem ofensas relacionadas à maconha aumenta pelo oitavo ano consecutivo

Na terra do sol nascente, a guerra às drogas também provou ser uma política fracassada.

Um recorde de 5.482 pessoas estiveram envolvidas em ocorrências policiais por delitos relacionados à cannabis no Japão no ano passado, 448 a mais em relação ao ano anterior e aumentando pelo oitavo ano consecutivo, com o uso da planta visto principalmente entre os jovens, informou o Kyodo News.

Leia mais: Japão registra número recorde de detenções relacionadas à maconha

De acordo com dados da Agência Nacional de Polícia do Japão, os infratores com idade igual ou inferior a 20 anos representavam 70% do total, com 2.823 indivíduos na faixa dos 20 anos e 994 com menos de 20 anos.

Uma consequência provocada pelo proibicionismo, entre os transgressores de cannabis adolescentes, 186 eram estudantes do ensino médio e oito eram do ensino fundamental, com os indivíduos mais jovens com 14 anos.

Em uma pesquisa com 829 indivíduos que cometeram ofensas de drogas, de todas as idades, a agência descobriu que mais de 70% acreditavam que a cannabis não causava nenhum dano ou não era tão prejudicial.

Veja também: Cannabis, cânhamo, CBD: a paisagem japonesa da maconha

No geral, 5,6 indivíduos por 100.000 pessoas estiveram envolvidos em crimes de cannabis no ano passado, quase dobrando de 3 em 2017.

Por faixa etária, 14,9 por 100.000 pessoas com menos de 20 anos estavam envolvidas em casos de cannabis, acima dos 4,1 em 2017, enquanto 23,6 por 100.000 pessoas na faixa dos 20 anos estavam envolvidas, acima dos 9,4, mostraram os dados.

Entre todos os infratores de cannabis investigados no país, houve 4.537 casos de posse, 273 de fornecimento e 230 de cultivo.

A polícia nacional japonesa acredita que o aumento de infratores se deve ao aumento do comércio de drogas e do número de consumidores.

Leia mais: O Japão está pronto para abraçar a cannabis?

Enquanto isso, o número de todos os infratores da legislação antidrogas em 2021 caiu em 217 em relação ao ano anterior para 13.862. A maioria dos casos, 7.824, envolveu metanfetaminas ou anfetaminas, conhecidas como “drogas estimulantes” no Japão, um declínio de 647 em relação ao ano anterior e continuando uma tendência de baixa nos últimos anos.

A polícia disse que 56 casos de contrabando de drogas estimulantes foram investigados, com o tráfico por avião diminuindo significativamente devido às restrições da pandemia de coronavírus em viagens internacionais.

O volume de estimulantes apreendidos foi de cerca de 688 kg, enquanto 329 kg de maconha foram apreendidos.

Leia também:

As leis da maconha são duras no Japão, mas seus aposentados investem na erva

#PraTodosVerem: fotografia mostra um dichavador metálico contendo maconha triturada e os dedos que o seguram, e uma porção de cannabis sobre uma superfície cinza-escura, ao fundo, fora do foco. Imagem: Insider.

mm

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!