Dez itens essenciais para cultivar cannabis e onde encontrá-los

o que voce precisa para cultivar cannabis maconha Dez itens essenciais para cultivar cannabis e onde encontrá los

Se você não faz parte do seleto grupo de pessoas que possuem condições financeiras para custear um tratamento e deseja cultivar a própria cannabis para manter o bem-estar e tratar a saúde, deve ter chegado à questão: o que é preciso para cultivar?

Já apresentamos a anatomia da planta, as diferenças e características das variedades e o que são sementes de cannabis, agora chegou a hora de esclarecer uma das dúvidas mais comuns entre consumidores de cannabis: quais são os itens necessários para começar um cultivo – e onde encontrá-los?

Tão milenar quanto seu uso, o cultivo de cannabis, que já é regulamentado e normal em países legalizados, cada vez mais se torna uma realidade no Brasil, independente de mudanças legislativas.

lazy placeholder Dez itens essenciais para cultivar cannabis e onde encontrá los

Atualmente, pela lei 11.343/2006, cultivar, colher e processar são verbos que ainda condenam como traficante pessoas que desejam plantar cannabis para consumo próprio, visando fugir de um produto de baixa qualidade, alto preço e origem duvidosa e principalmente para não financiar o tráfico de drogas, entre outros vários motivos que rendem um artigo à parte.

Entretanto, mesmo depois de inúmeras iniciativas, propostas e pressão da sociedade pela descriminalização e regulação do cultivo para fins pessoais, cidadãos acabam tendo que buscar pela via judicial um salvo-conduto para a prática do autocultivo de cannabis para fins terapêuticos, como é o caso de mais de 70 famílias que possuem um Habeas Corpus que resguarda o cultivo e a liberdade do paciente.

Leia mais: Como conseguir um Salvo-Conduto para cultivar cannabis

Além do uso terapêutico, com benefícios já comprovados, o cultivo caseiro já é praticado por muitos consumidores brasileiros. Diante do atual cenário pandêmico que vivemos, aliado à escassez de mercado, alta dos preços e qualidade duvidosa, cultivar a própria cannabis é uma prática cada vez mais comum.

“Durante a pandemia houve um aumento exponencial na venda de produtos de horticultura”, afirma Raphael Duarte, proprietário da Growshop Bloom House. “Esse aumento, de aproximadamente 60%, se deu em decorrência de alguns fatores: efeito sazonal na redução do fornecimento, a famosa seca, fechamento de fronteiras, já que a grande maioria do ‘prensado’ vem dos nossos hermanos paraguaios, baixa qualidade do produto à disposição, pela própria dificuldade de produzir, secar e curar, muitas vezes o produto é vendido sem o devido manuseio e estocagem, aumento do preços, haja vista a relação oferta x demanda, e por fim a conscientização geral da qualidade final na produção do seu próprio medicamento”.

CULTIVO CASEIRO É SOLUÇÃO PARA PACIENTES

Recentemente, chegou às prateleiras das farmácias do país o primeiro produto à base de cannabis, de um laboratório paranaense, pelo valor de R$ 2.500, preço que automaticamente inviabiliza o tratamento para a maioria dos pacientes que necessitam. E justamente isso, acessibilidade a um produto de qualidade, é o motivo que leva cada vez mais brasileiros que se tratam com cannabis, a buscarem o autocultivo e produção caseira de óleos e extratos de maconha.

Se você não faz parte do seleto grupo de pessoas que possuem condições financeiras para custear um tratamento e deseja cultivar a própria cannabis para manter o bem-estar e tratar a saúde, deve ter chegado à questão: o que é preciso para cultivar?

Para quem está com a decisão em mãos e a dúvida na cabeça, aconselhamos começar pela informação. Busque cursos de cultivo, que podem ser através das associações de pais e pacientes espalhadas por todo o país, por livros e até pela internet, em fóruns ou cursos on-line. Nestes você terá uma melhor visão sobre as diferenças, técnicas e práticas de cultivo em áreas externas — outdoor — e cultivo em tendas e áreas internas — indoor.

Quer conhecer outros termos da cultura canábica? Consulte nosso Dicionário da Maconha! 

Para mais controle de qualidade e da produção do cultivo, focaremos no cultivo indoor, que é o modo mais cobiçado entre os cultivadores, principalmente pela segurança.

  • DICA: escolha um local discreto, limpo e protegido, independentemente se o cultivo for indoor ou outdoor. O sucesso do cultivo é manter o segredo, portanto escolha um local fora das vistas de pessoas que possam espalhar por aí que você tem um cultivo de cannabis.

ITENS ESSENCIAIS

Alguns produtos e acessórios são necessários tanto para o cultivo outdoor quanto para o indoor. A prática do último demandará mais equipamentos, já que será necessário simular o sol e todo um ambiente externo para as plantas, ou seja, você necessitará inicialmente de um investimento.

  • DICA: dependendo da sua necessidade de produção, há kits de cultivo por cerca de R$ 1.500, bem menos que um frasco de óleo vendido na farmácia. Aplique o cupom 15BLOOMHOUSE e garanta 15% de desconto.

lazy placeholder Dez itens essenciais para cultivar cannabis e onde encontrá los

Estufa ou Growbox

Podemos considerar que este é um item essencial para todo cultivador. A partir dele, você começará a estruturar seu cultivo. Há quem opte por adaptar um armário, um cômodo sem uso na residência ou até mesmo um canto do banheiro e transformar numa estufa. Contudo, para quem visa a praticidade de ter um espaço já estruturado para colocar as plantas, lâmpadas e ventilação, investir numa Growbox (tenda de cultivo) vale a pena.

  • DICA: se você escolher utilizar um armário, banheiro ou outro espaço para estufa, é essencial a esterilização do ambiente e, em alguns casos, é necessária a instalação de mantas refletoras.

Iluminação

Para quem escolhe cultivar suas plantas em áreas internas, há a necessidade de simular as condições ambientais naturais, sendo as lâmpadas um item indispensável para a simulação da luz do sol.

– Lâmpadas HQI e HPS: é bem comum cultivadores(as) utilizarem diferentes modelos de lâmpadas e o número também pode variar, conforme o tamanho do espaço de cultivo e o número de plantas que vão depender dessa iluminação. Em geral, são utilizados dois tipos de lâmpadas: HQI de vapor metálico para o período vegetativo e HPS de vapor de sódio para a floração.

– Refletores: são importantes para propagação da iluminação dentro do grow, levando para todas as plantas a luz necessária para seu desenvolvimento, sem que haja contato e calor direto das lâmpadas na planta. Com preço acessível, é um item que durará por vários ciclos.

– Reator e Timer: nas opções de iluminação vistas acima, você precisará de um reator para as lâmpadas e um temporizador que irá determinar quando elas devem ligar ou desligar. O timer é essencial, pois vai impedir o esquecimento dos horários corretos para iluminação da sua estufa.

– Painel de LEDs: os painéis com iluminação por LED chegaram há algumas décadas e, desde então, passaram a ser utilizados no cultivo de cannabis. As primeiras gerações de led, lançadas há anos atrás, não eram eficientes, não produziam luz “aproveitável” suficiente para qualquer cultivo “sério”. No entanto, a tecnologia LED percorreu um longo caminho nos últimos anos.

Hoje, dentre os tipos mais utilizados de luzes de cultivo de LED, com mais lumens por watt e tecnologia moderna, estão os painéis de led COB (chip on board), de alta eficiência, que utilizam chips led das marcas líderes do segmento, como CREE, Samsung e Citizen. Atualmente, os painéis de LEDs podem rivalizar ou até superar outros tipos de iluminação de cultivo, incluindo luzes mais tradicionais.

Os LEDs são o tipo de luz de cultivo com maior eficiência energética. Isso significa que eles podem fornecer o máximo de luz com baixo consumo de energia. Diferentemente das lâmpadas incandescentes, eles não transformam energia em calor, o que resulta em um menor consumo para produzir a mesma quantidade de luz, com significativa redução do gasto energético.

lazy placeholder Dez itens essenciais para cultivar cannabis e onde encontrá los

  • DICA: ao utilizar a iluminação por painéis de LEDs, por serem mais frios em comparação com a iluminação tradicional, menos calor é gerado, sendo mais fácil o controle de temperatura da sua estufa de cultivo. A tecnologia LED dispensa a utilização de outros equipamentos como reatores e refletores, reduzindo o custo que se teria com a compra desses itens.

Exaustão

Outro item essencial para seu espaço de cultivo são os exaustores. Este equipamento será responsável pela renovação do ar interno do grow, ou seja, ele fará a entrada e a saída do oxigênio das suas plantas.

  • DICA: fique atento à voltagem dos exaustores, em alguns casos são encontrados com voltagem diferente (227 v) da rede doméstica (127 V) e você precisará de um transformador de energia.

Filtros de carvão

Mais essencial para a proteção e sigilo do seu cultivo, os filtros de carvão fazem com que o ar que sai de seu grow não tenha o forte odor das plantas, que pode denunciar o seu espaço de cultivo. Pela sua segurança, é um investimento importante.

Vasos

Com toda estrutura montada, agora você precisará dos vasos. Em geral, as tendas de cultivo comportam de 2 a 4 vasos nos tamanhos menores até a quantidade desejada, dependendo do tamanho de sua estufa e litragem dos vasos. O ideal é que seja alterado o tamanho dos vasos de acordo com o crescimento da planta.

De plástico ou feitos com a reciclagem de recipientes que possam servir como vasos, como um galão de água (20 L), é importante que não seja transparente para impedir que penetre luminosidade nas raízes. Há também no mercado a opção dos vasos de feltro e não de plástico. O tecido de feltro permite melhor escoamento da água e também que o crescimento das raízes seja mais flexível.

Substrato

É o sedimento, a base de suporte a organismos vivos no cultivo. Os substratos podem ser orgânicos, quando é rico em macro e micronutrientes (húmus, terra etc), inertes, quando não há nenhum nutriente presente (fibra de coco, turfa etc), ou semi-inertes, uma mistura dos dois primeiros.

  • DICA: já há no mercado de jardinagem substratos prontos para o cultivo, inclusive alguns específicos diferenciados pelos estados da planta, vegetativo ou flora.

lazy placeholder Dez itens essenciais para cultivar cannabis e onde encontrá los

Perlita

Perlita é um tipo de vidro vulcânico, em forma de grãos, usado para aerar o solo (facilitar a oxigenação) e promover um melhor enraizamento das plantas, ao impedir que o solo se torne compacto.

Medidores de pH, condutividade elétrica e outros

Muita gente que se arrisca na arte do cultivo já pensa de imediato em qual fertilizante utilizar, mas antes disso recomendamos a aquisição de dois medidores. Controlar o pH e a condutividade elétrica é fundamental para a boa nutrição da planta. Esse controle é necessário para que a planta obtenha a absorção correta dos nutrientes e um bom desenvolvimento da planta. Outros item que, pelo baixo custo, vale a pena ter são os de medidores de temperatura e umidade do ar.

Fertilizantes

A fertilização é essencial para a saúde da planta, principalmente se o cultivo for realizado num solo inerte (fibra de coco), onde a única fonte de nutrientes será administrada por quem cultiva. Uma boa fertilização, ou seja, dentro do recomendado para cada período da planta é o que proporcionará o correto desenvolvimento e uma boa colheita.

Administrar mais fertilizantes do que a planta necessita não acelerá a produção, acarretará mais gastos e pode matá-la. Por outro lado, em menor quantidade do que o necessário pode enfraquecer e retardar o crescimento por falta de nutrientes. Por isso é importante seguir as recomendações dos fabricantes e principalmente estudar sobre.

  •  DICA: existem opções no mercado de kits de fertilizantes com produtos focados em cada fase do cultivo. Clique e confira.

lazy placeholder Dez itens essenciais para cultivar cannabis e onde encontrá los

Sementes

Agora, com o grow praticamente completo, faltam as sementes de cannabis ou clones de um planta mãe. As sementes carregam informações genéticas de duas plantas progenitoras que podem ser expressas em inúmeras combinações de características diferentes. Já os clones são frutos de técnica de reprodução assexuada e sem necessidade de sementes. Consiste na retirada de estacas (pedaços do caule) que são plantadas em um meio úmido para enraizamento e desenvolvimento de novas plantas (clones).

Leia mais – Sementes de cannabis: conheça os tipos, as características e saiba como ter acesso

Outros itens

A lista acima elenca os principais itens para o seu cultivo, mas, como sugestão, deixamos também a dica de alguns acessórios que poderão ser de grande utilidade na prática do cultivo:

  • Tesoura;
  • Duto flexível de alumínio e conectores para exaustão;
  • Luvas;
  • Pá;
  • Borrifador e regador;
  • Fita metálica;
  • Ventilador de 20 cm.

lazy placeholder Dez itens essenciais para cultivar cannabis e onde encontrá los

ONDE ENCONTRAR

No outdoor ou indoor, cultivar demanda a aquisição de acessórios, produtos e insumos. É aí que surge a questão de onde encontrar tais itens essenciais para iniciar um cultivo. Em uma Growshop, loja especializada em produtos para o cultivo de cannabis e outras plantas. Nestes estabelecimentos encontram-se os itens necessários para o cultivo e sua manutenção.

Para quem preferir produtos de alta qualidade, com tecnologias avançadas e das marcas mais consagradas do segmento, com foco em auxiliar amantes e amadores na arte do cultivo, a Smoke Buddies indica a nossa parceira Bloom House.

Fruto da ideia de dois amigos que identificaram no mercado uma grande carência na oferta de equipamentos de ponta por um valor acessível, a marca traz uma relação de custo e benefícios justa, para o cultivo de plantas em geral, como flores, alimentos, temperos, e etc.

A Bloom House atua no comércio varejista, atacadista e de distribuição de diversos equipamentos e insumos para cultivo em solo ou hidroponia. Dentro da linha de equipamentos comercializados pela Bloom House, o destaque fica por conta dos painéis Growing LED COB CREE e marcas consagradas no mercado como Garden HighPro, Advanced Nutrients, Carolina Soil, BioBizz, DuVerdin e entre outras.

Com a lista de produtos em mãos, adicione os produtos em sua sacola de compras e antes de finalizar aproveite os descontos de até 15% com os cupons da parceria Bloom House e Smoke Buddies que separamos para vocês.

Bom cultivo e excelente colheita!

5BLOOMHOUSE* / 10BLOOMHOUSE** / 15BLOOMHOUSE***

  • Dica: devido ao aumento na busca por produtos para cultivo, como citamos no começo do artigo, alguns produtos podem estar fora de estoque, mas não desanime. Já peça o que tem e nos que estiverem indisponíveis basta clicar no botão avise-me que quando chegar você será automaticamente comunicado.

*compras acima de R$ 500,00 / **compras acima de R$ 1.000,00 / ***compras acima de R$ 1.500,00.

#PraCegoVer: em destaque, fotografia de um cultivo indoor de maconha com o dossel de plantas em período vegetativo no primeiro plano, parte inferior da imagem, e várias plantas em floração ao fundo. Crédito: Dave Coutinho | Smoke Buddies.

lazy placeholder Dez itens essenciais para cultivar cannabis e onde encontrá los

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!