Associações e partidos iniciam campanha para plebiscito sobre maconha na Itália

baseados buds frasco Associações e partidos iniciam campanha para plebiscito sobre maconha na Itália

Abaixo-assinado precisa de pelo menos 500 mil assinaturas até o fim de setembro. Com informações da ANSA Brasil

Um grupo de partidos e associações da Itália iniciou nesse sábado (11) uma coleta de assinaturas para convocar um plebiscito sobre a descriminalização do cultivo e consumo de maconha.

Os organizadores precisam reunir o apoio de 500 mil cidadãos até o fim de setembro para forçar a realização de uma consulta popular, e o abaixo-assinado pode ser firmado tanto de forma presencial quanto virtual.

site sb Associações e partidos iniciam campanha para plebiscito sobre maconha na Itália

“O tema do cultivo, venda e consumo de maconha é uma das questões sociais mais importantes do nosso país. É um tema que atravessa a justiça, a saúde pública, a segurança, a possibilidade de negócios, a pesquisa científica, as liberdades individuais e, sobretudo, a luta contra as máfias”, diz um comunicado dos promotores do plebiscito.

Leia também: Pacientes fazem fila para comprar maconha fumável na Virgínia (EUA)

A campanha é organizada por associações contra o proibicionismo e conta com o apoio do partido Radicais Italianos, de orientação libertária, Mais Europa, de centro, e Possível, de esquerda.

Existem 6 milhões de usuários de maconha na Itália, incluindo muitos pacientes deixados sozinhos pelo Estado na impossibilidade de receber tratamentos [à base de cannabis]. Esses italianos têm apenas duas opções: financiar o mercado criminal ou cultivar maconha em casa, arriscando até seis anos de prisão”, acrescenta o comunicado.

 

 

 

Na última quarta-feira (8), a Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados da Itália aprovou o texto-base de um projeto de lei que descriminaliza o cultivo caseiro de até quatro plantas de maconha, mas a iniciativa ainda precisa passar pelo plenário e depois pelo Senado, onde deve enfrentar resistência de partidos conservadores.

Leia mais:

Cultivo caseiro de maconha avança no parlamento italiano

#PraTodosVerem: foto mostra uma seda aberta com maconha, buds, sementes, um dichavador com erva e um frasco âmbar com tampa preta, além de dois baseados apertados, em uma superfície marmorizada em tons de cinza. Imagem: Freepik | jcomp.

smokebuddies logo2 Associações e partidos iniciam campanha para plebiscito sobre maconha na Itália

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!