Instagram bloqueia perfis canábicos e restringe conteúdo sobre o assunto

quarentena Instagram bloqueia perfis canábicos e restringe conteúdo sobre o assunto

Empresas, associações e ativistas que se dedicam a abordar a cannabis no Instagram vêm sendo alvos de bloqueios por conta das diretrizes de comunicação da rede social, que recentemente criou um novo recurso para restringir conteúdos que considera inapropriados

Se o desafio de comunicar sobre maconha sem cair nas armadilhas do proibicionismo e das fake news parece suficientemente grande, fazer isso em plataformas que limitam o alcance da mensagem, restringem a entrega e ainda bloqueiam contas que consideram inapropriadas torna a missão quase impossível.

A restrição e o bloqueio de perfis e comunidades 420 nas redes sociais não são uma novidade — em 2011, ano de criação da Smoke Buddies, um grupo no Facebook que reunia mais de 500 mil pessoas foi apagado pela plataforma, o que impulsionou a nossa presença digital em outros formatos, como o site. Porém, com a popularização de iniciativas de comunicação canábica, de organizações e de ativistas, a arbitrariedade desta política se torna mais evidente, sobretudo quando a regulamentação da cannabis avança, no Brasil e no mundo, e um mercado legítimo toma forma.

site sb Instagram bloqueia perfis canábicos e restringe conteúdo sobre o assunto

No Instagram, é comum que projetos relacionados à cannabis tenham um perfil reserva para o caso de bloqueio da conta principal pela rede, o que não ameniza a perda de audiência e de conteúdo construídos, com dedicação e esforço, ao longo do tempo.

E engana-se quem pensa que a intervenção seja cirúrgica ou aplicada apenas aos que defendem o uso adulto da maconha: organizações sem fins lucrativos em prol da cannabis medicinal, além de empresas e iniciativas que já atuam nesta área, estão na mira da plataforma, que tampouco oferece informações detalhadas sobre os motivos por trás dos bloqueios. É o caso dos perfis da Clínica Gravital, do Congresso CNabis, da Indeov, da Dr Cannabis, do Portal Cannabis & Saúde, da loja Greenie, do Cannabis Monitor, além de comunicadores, como MobyDick Show, Garota Ganja e Lilica, e associações, como a Santa Cannabis e a Cannab, para citar apenas os mais recentes.

Com muita insistência e alguma sorte, alguns perfis são restabelecidos na rede, mas nem todos. E, embora não haja uma fórmula para garantir que a rede faça o desbloqueio, algumas tentativas podem ser úteis:

  • Contate o serviço de atendimento dentro do prazo estipulado para explicar sobre a arbitrariedade do bloqueio e solicitar a restituição do perfil;
  • Peça para que sua base fora do Instagram e perfis parceiros dentro da rede comuniquem o Instagram sobre o bloqueio do perfil em questão. Isso pode ser feito em CONFIGURAÇÕES > AJUDA > RELATAR UM PROBLEMA.
  • Inicie uma campanha para a recuperação do perfil com uma # que simbolize a ação e espalhe.

Além dos bloqueios…

Ainda que muitos perfis não passem pela frustrante experiência de bloqueio pelo Instagram, um novo recurso do app está limitando a entrega de conteúdos que a plataforma considera sensíveis, e isso inclui, é claro, os relacionados à cannabis.

E para garantir que você continue recebendo as informações de projetos que abordam o tema, elaboramos um passo a passo para você desabilitar o filtro de conteúdo sensível na sua conta. Confira:

Leia também:

Smoke Buddies indica: artistas que desenham a maconha no Instagram

#PraTodosVerem: foto que mostra uma folha de maconha, com sete pontas (folíolos) serrilhadas que partem de sua base, em fundo infinito de cor rosa pastel. Imagem: THCamera Cannabis Art.

smokebuddies logo2 Instagram bloqueia perfis canábicos e restringe conteúdo sobre o assunto

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!