Apesar dos subsídios, indústria de cannabis canadense sofre perdas significativas de empregos

canada tecido flores Apesar dos subsídios, indústria de cannabis canadense sofre perdas significativas de empregos

A perda de empregos no setor ocorreu em um momento em que a remuneração anual dos executivos de certas empresas de cannabis saltou. As informações são do Business of Cannabis Daily, com tradução Smoke Buddies

As empresas canadenses de cannabis se qualificaram para mais de CA$ 180 milhões em subsídios do governo federal destinados a reter empregos durante a pandemia, mas isso não salvou mais de 6.000 empregos que foram perdidos desde o início de 2020, de acordo com um relatório do MJBizDaily.

O MJBiz comparou o número de funcionários registrados no final de 2019 em registros regulatórios de 50 das maiores empresas licenciadas do Canadá com os registros mais recentes. Seis mil vagas de trabalho representam impressionantes 30 por cento do total de 20.000 empregos registrados na análise, com a maioria das dispensas ocorrendo em 2020.

gravital sb Apesar dos subsídios, indústria de cannabis canadense sofre perdas significativas de empregos

Não houve perda de empregos em todas as 50 empresas. Na verdade, quatro empresas — Canopy, Aurora, Sundial e Tilray (pré-fusão Aphria) — representavam quase três quartos deles. Das 50 empresas examinadas, 25 viram o número de vagas de trabalho aumentar ou permanecer consistente.

Leia mais: Canadá: vendas de maconha atingem CA$ 1,3 bilhão no primeiro semestre de 2021

Matemática incompreensível

Talvez o mais perturbador seja o fato de a análise mostrar que as empresas que dispensaram funcionários receberam a maior parte dos subsídios do governo federal — cerca de CA$ 141 milhões dos CA$ 180 milhões distribuídos em grande parte por meio do Subsídio de Salário Emergencial do Canada, um fundo criado para ajudar as empresas a reter funcionários.

Além do mais: “A perda de empregos também ocorreu em um momento em que a remuneração anual dos executivos de certas empresas de cannabis saltou, em alguns casos para níveis que excediam a receita anual”, diz o relatório.

Um vislumbre de esperança

Quando se tratou de aumentos no número de empregos desde o final de 2019, quatro empresas se destacaram: a High Tide adicionou 342 empregos, a Pure Sunfarms adicionou 266 e a Valens Co. teve um aumento de 145. Aphria, antes da fusão com a Tilray, adicionou 150 empregos.

Veja também:

Indústria da maconha suporta 321.000 empregos em tempo integral nos EUA

#PraTodosVerem: fotografia mostra parte de um tecido branco com o desenho da bandeira do Canadá, cortando a imagem na diagonal, e uma porção de buds de maconha secos, sobre uma superfície acinzentada irregular.

smokebuddies logo2 Apesar dos subsídios, indústria de cannabis canadense sofre perdas significativas de empregos

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!