Indústria da maconha da Califórnia (EUA) dividida sobre cassação do governador

baseado fosforo Indústria da maconha da Califórnia (EUA) dividida sobre cassação do governador

Enquanto o governador da Califórnia luta por sua vida política com uma eleição revogatória se aproximando, a indústria de cannabis do estado permanece dividida sobre se deve apoiar o titular. Informações do Marijuana Business Daily

O futuro incerto do governador Gavin Newsom tem alguns questionamentos sobre as ramificações para os negócios de cannabis da Califórnia (EUA) se o governador perdesse e se tornasse o primeiro chefe executivo desde Gray Davis em 2003 a ser destituído do cargo.

Embora Newsom seja um defensor da maconha legal por quase uma década, ele é visto como uma espécie de decepção por muitos na indústria de maconha da Califórnia.

gravital sb Indústria da maconha da Califórnia (EUA) dividida sobre cassação do governador

Esse sentimento gerou uma sensação de apatia no setor em relação à eleição de revogação do governador democrata, que deve ser decidida em 14 de setembro.

O principal candidato a substituir Newsom é o apresentador de talk show republicano Larry Elder, de acordo com a maioria das pesquisas — embora várias pesquisas recentes mostrem que o governador vence com relativa facilidade.

Ainda assim, as perspectivas do que pode acontecer se Newsom for substituído têm sido o foco de muitos no negócio da maconha.

“Se um governador republicano entrasse, ou alguém que não tivesse a mesma posição sobre a cannabis, eles poderiam desfazer muitas coisas nas quais todos nós temos trabalhado”, disse Jerred Kiloh, presidente da United Cannabis Business Association (UCBA), com sede em Los Angeles.

Ele estava se referindo às várias reformas regulatórias da maconha para as quais a UCBA e outros grupos comerciais fizeram lobby na legislatura estadual.

“Isso pode nos atrasar anos. Sim, isso é muito assustador”, disse Kiloh.

Leia mais: Califórnia fecha ano fiscal com US$ 817 mi em receita de impostos sobre a maconha

Uma indústria dividida

Newsom ganhou fama como um dos políticos estaduais mais proeminentes no apoio à legalização total da maconha. E em 2016, ele deu seu apoio total à Proposição 64 e até falou na festa da vitória na noite da eleição depois que os eleitores aprovaram a medida.

Apesar de tais triunfos, o apoio da indústria da cannabis a Newsom diminuiu desde que ele assumiu o cargo de governador em janeiro de 2019.

Enquanto muitos — como Kiloh, da UCBA — continuaram a afirmar publicamente que a indústria deveria continuar apoiando Newsom, outros ficaram desencantados com o governador.

Um deles é a consultora de maconha Jackie McGowan.

Ela decidiu jogar o chapéu no ringue em julho e, desde então, tornou-se conhecida como candidata da cannabis, chegando a receber elogios do comediante Bill Maher em seu programa na HBO no mês passado.

Em uma pesquisa subsequente divulgada em 26 de agosto, McGowan ficou em terceiro lugar na disputa de 46 candidatos que esperam substituir Newsom.

Mas com 5% de apoio dos eleitores, ela ainda estava muito atrás de Elder, o líder com 27%A pesquisa mostrou que Newsom estava à frente no geral, com 57% dos eleitores dizendo que se opunham à revogação.

A campanha de Elder não respondeu a um pedido de comentário do MJBizDaily, e o candidato não apostou muito no caminho de posições políticas — e definitivamente não em algo tão cerceado quanto as regulamentações de cannabis.

A maior parte da publicidade que Elder obteve em relação à cannabis tem sido as alegações de sua ex-noiva de que Elder, chapado de maconha, a ameaçou com uma arma de fogo.

McGowan afirmou que Elder não seria amigo das empresas de maconha.

“Larry Elder é uma pessoa inconsistente… então, boa sorte em fazer qualquer coisa. Boa sorte para conseguir a reforma tributária. Boa sorte em conseguir mais locais de varejo”, disse ela, referindo-se a dois dos principais objetivos políticos da indústria e prevendo um “efeito catastrófico” para as empresas de cannabis caso Elder ganhe.

Ex-detentos aprendem a cultivar cannabis em programa de Ohio (EUA)

McGowan disse que embora grande parte da indústria esteja por trás de sua candidatura, muitas empresas estão cautelosas quanto a apoiá-la publicamente por medo de represálias políticas.

“A indústria da cannabis também está muito nervosa sobre se manifestar publicamente para me apoiar”, disse ela, “porque temem que, se eu não for eleita, ou Newsom permanecerá no cargo ou um republicano trumpista será eleito, e haverá algum tipo de retaliação”.

O consultor de Los Angeles Avis Bulbulyan concordou com McGowan que grande parte da indústria hesitou em tomar partido na eleição por que as empresas estão tentando proteger suas apostas.

A indústria… está um pouco mais hesitante em se opor, caso Newsom seja reeleito. É por isso que você não está ouvindo muito sobre Newsom e suas implicações”, disse Bulbulyan.

Em contraste com McGowan, Bulbulyan acredita que um governo Elder seria “superpositivo” para os negócios de cannabis porque, enquanto Newsom demorou a agir sobre as políticas relacionadas à maconha, Elder provavelmente traria uma abordagem de mercado livre e de impostos baixos para a indústria.

“(Newsom) arrastou os pés em coisas de cannabis. Ele é um apoiador, mas não realmente”, disse Bulbulyan. “Ele não fez nada para impulsionar a indústria de forma realmente agressiva.”

Mas Elder, Bulbulyan disse, “vai ser por impostos mais baixos, por oportunidades abertas”.

Bulbulyan também sugeriu que Elder, um afro-americano, “aceleraria” a conscientização e as conversas em torno dos programas de equidade social e usaria o púlpito do gabinete do governador para promover a indústria em cidades e condados da Califórnia que ainda não aceitaram o comércio de maconha.

Leia também: Educação sobre cannabis chega ao Medgar Evers College

Ramificações de um novo governador?

Se Newsom perder na eleição revogatória, existem várias implicações possíveis no mundo real para a indústria de cannabis, disseram vários informantes.

No topo da lista estaria a rotatividade burocrática potencial.

Por exemplo, a chefe do recém-criado Departamento de Controle da Cannabis, Nicole Elliott — uma apoiadora de longa data de Newsom — quase certamente seria substituída por um novo governador.

Isso por si só seria “extremamente perturbador”, disse Jared Ficker, diretor da Axiom Advisors — aliados de longa data da Newsom — e também executivo de cannabis da Herbl Distribution Solutions em Santa Bárbara.

“Se a revogação for bem-sucedida, todos nós temos novos funcionários — seria apenas mais um atraso no bom trabalho em andamento para continuar a ajustar a implementação do programa comercial de cannabis do estado”, alertou Ficker.

Ele acrescentou que qualquer voto a favor de uma revogação por um membro do setor de maconha “seria um voto contra o seu próprio interesse”.

Outra consideração, de acordo com um informante do setor, é que Elder — o substituto mais provável de Newsom — historicamente se opõe às políticas de ação afirmativa e outras medidas tomadas para ajudar a comunidade negra.

“Elder é um pesadelo para qualquer um que acredita na justiça de oportunidades e que é do interesse de todos nós fazer o bem”, disse Karim Webb, dono da empresa de equidade social e varejista 4thMvmt de LA, ao MJBizDaily por e-mail.

Mas o maior resultado prático seria mais incerteza para os proprietários de negócios de maconha, disse Jim Araby, um organizador da United Food and Commercial Workers (União dos Trabalhadores da Alimentação e do Comércio / UFCW) Local 5 e um aliado de Newsom.

“Se Newsom for cassado, o maior inimigo da indústria da cannabis ficará ainda maior, que é a incerteza”, disse Araby.

“Podemos não concordar com tudo o que o governador fez, mas é melhor tê-lo no cargo do que mais um ano de incertezas.”

Saiba mais:

A indústria da cannabis está crescendo, mas para muitos negros o preço de entrada é alto

#PraTodosVerem: fotografia mostra um baseado e um fósforo dispostos sobre duas peças de madeira circulares sobrepostas, e um fundo de cor creme, onde também se vê uma folha de maconha, no canto superior esquerdo, em pior foco. Imagem: Pexels / Nataliya Vaitkevich.

smokebuddies logo2 Indústria da maconha da Califórnia (EUA) dividida sobre cassação do governador

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!