Indústria da cannabis mais próxima dos bancos

flor dinheiro pauzinhos Indústria da cannabis mais próxima dos bancos

Câmara dos EUA aprova projeto de lei que beneficiará a indústria da cannabis com acesso aos serviços bancários. Proposta enviada ao Senado abrirá caminhos para instituições financeiras atenderem a empresas de maconha legal sem medo de represálias federais

Por mais que avance a regulamentação da maconha pelos estados norte-americanos o acesso de marcas e empreendimentos canábicos a serviços bancários segue sendo um entrave. Durante anos, as empresas de cannabis nos EUA têm lutado para obter acesso a produtos e serviços financeiros tradicionais, um obstáculo que dificulta suas operações e crescimento.

Geralmente, os bancos e instituições financeiras não querem fazer negócios com empresas que vendem maconha ou produtos relacionados, temendo entrar em conflito com as leis federais, mas isso pode estar com os dias contados.

site sb Indústria da cannabis mais próxima dos bancos

A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou nessa segunda-feira (19) uma legislação que permitirá aos bancos fornecerem serviços para empresas de cannabis em estados onde já há regulamentação, um passo para remover o que analistas dizem ser uma barreira ao desenvolvimento de uma indústria nacional.

Por 321 a 101 votos, os legisladores da Câmara dos EUA aprovaram o projeto e o enviaram ao Senado.

 Indústria da cannabis mais próxima dos bancos

Se aprovada pelos senadores e sancionada pelo presidente Joe Biden, a nova lei abrirá os caminhos para instituições financeiras atenderem a empresas de maconha legal sem medo de represálias federais.

Leia mais – EUA: movimento pela maconha legal aumenta à medida que mais estados mudam as leis

O Projeto de Lei esclarece que os rendimentos de negócios legítimos de cannabis não seriam considerados ilegais e instrui os reguladores federais a criar regras sobre como supervisionar essas atividades bancárias.

Sem a aprovação do projeto, as empresas da indústria canábica estadunidense ficam reféns de poucas opções, dependendo de pequenas instituições financeiras ou realizar transações apenas em dinheiro vivo.

Segundo artigo na Reuters, a American Bankers Association (ABA) fez um lobby agressivo para o projeto de lei “SAFE Banking Act”.

“Os bancos se encontram em uma situação difícil devido ao conflito entre as leis estaduais e federais, com as comunidades locais incentivando-os a financiar negócios de maconha e a lei federal proibindo isso”, escreveu o grupo em uma carta aos legisladores na segunda-feira. “O Congresso deve agir para resolver este conflito”.

Trinta e seis estados regulamentaram a cannabis para uso medicinal, enquanto 17 estados permitem o uso adulto, de acordo com a Conferência Nacional de Legislaturas Estaduais dos EUA.

O líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, em uma entrevista no início de abril ao Político, disse que tentaria fazer avançar uma legislação que legalizasse o uso de maconha para adultos. Questionado sobre o SAFE Banking Act, ele disse que gostaria de ver tal projeto de lei avançar como parte de uma medida mais abrangente — mesmo que o presidente Joe Biden não apoiasse.

Leia também:

Como as dependências da coroa britânica planejam lucrar com a cannabis

#PraCegoVer: fotografia que mostra um bud de maconha seco e as pontas do hashi que o segura, acima de um copo de vidro transparente do qual se vê apenas a borda, e um leque de notas de dólar sendo segurado ao fundo, desfocado.

 Indústria da cannabis mais próxima dos bancos

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!