Indústria canadense de cannabis está cada vez mais fragmentada, apesar das vendas recordes

Fotografia mostra um vidro de base quadrada e boca redonda cheio de cannabis e três potes, um azul, um metálico e outro preto, que aparecem no segundo plano, fora do foco, em uma superfície branca e lisa. Photo by 2H Media on Unsplash.

Relatório do Bank of Montreal aponta que as nove maiores produtoras de cannabis representaram juntas quase 80% do mercado no ano passado, mas isso caiu para 62%. Informações do Marijuana Business Daily

A indústria canadense de cannabis está se tornando mais fragmentada do que nunca, com os maiores produtores licenciados continuando a perder participação no mercado como um todo, de acordo com um relatório da analista Tamy Chen do Bank of Montreal (BMO).

Citando dados da empresa de análise Hifyre, o relatório observa que as cinco principais produtoras licenciadas representavam menos de 40% do mercado canadense em agosto, uma queda substancial em relação ao ano anterior, quando os produtores respondiam por mais da metade de todas as vendas no varejo.

Da mesma forma, os nove maiores produtores de cannabis representaram juntos quase 80% do mercado no ano passado, mas isso caiu para 62%.

Leia também: Mercado legal de cannabis do Canadá continua a corroer participação do mercado ilícito

A fragmentação ocorre apesar de mês após mês de vendas recordes em todo o Canadá e quantias significativas movimentadas em fusões e aquisições neste ano, incluindo a combinação de sucesso de Tilray e Aphria.

Outros negócios importantes de F&A incluem a aquisição da Supreme Cannabis pela Canopy Growth por 435 milhões de dólares canadenses (R$ 1,79 bilhão) e o acordo da Hexo para comprar a Redecan por quase CA$ 1 bilhão (R$ 4,1 bi).

“Apesar das recentes aquisições, o mercado continua fragmentado e altamente competitivo”, escreveu Chen.

Consequentemente, a analista reduziu sua projeção de receita de maconha para uso adulto para a Tilray, observou uma “tendência preocupante” para as vendas de Aurora Cannabis e sinalizou uma possível desvantagem para as vendas da Canopy.

Consumidores mais velhos e menos novatos: quatro tendências no mercado de cannabis do Canadá

“É interessante que depois que a Health Canada (agência sanitária canadense) esclareceu a rotulagem de potência do THC em agosto e (a Canopy Growth) teve que mudar a prática de rotulagem para seus produtos TWD, a venda de inflorescências (da Canopy) diminuiu notavelmente”, observou Chen.

O BMO estima que as vendas de cannabis para uso adulto em agosto foram de CA$ 349 milhões.

No entanto, a taxa de crescimento das vendas mensais parece estar desacelerando, observou a analista.

Isso significa que as restrições à pandemia provavelmente não levaram ao aumento significativo das vendas neste verão, como alguns executivos previram.

O relatório descobriu que a categoria pré-enrolados continuou a consumir a fatia de mercado das inflorescências (buds).

Leia mais: Colômbia ganha força no mercado de cannabis e põe Canadá em alerta

As vendas de pré-enrolados no varejo realmente começaram a acelerar em março de 2021 e a categoria continua apresentando desempenho superior. Em contraste, as vendas de inflorescências ficaram estagnadas nos últimos meses”, de acordo com o relatório.

A Pure Sunfarms, a subsidiária de cannabis da produtora de vegetais dos EUA Village Farms, manteve sua posição de liderança na categoria de inflorescências.

Dosecann, baseada em Charlottetown (capital da província de Prince Edward Island), liderou em vapes, de acordo com os dados.

A Hexo, sediada em Quebec, ocupava a primeira posição nas categorias de bebidas e concentrados com infusão de cannabis.

A Tilray, sediada em Nova York, liderou os pré-enrolados, e a Indiva, sediada em Ottawa, Ontário, continuou a dominar nos comestíveis.

Veja também:

Maine (EUA) vende US$ 10 milhões em cannabis para uso adulto em agosto

#PraTodosVerem: fotografia mostra um vidro de base quadrada e boca redonda cheio de buds curados e três potes, um azul, um metálico e outro preto, que aparecem no segundo plano, fora do foco, em uma superfície branca e lisa. Photo by 2H Media on Unsplash.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!