Illinois (EUA) elimina quase meio milhão de condenações por cannabis como parte da legalização

chicago lago Illinois (EUA) elimina quase meio milhão de condenações por cannabis como parte da legalização

O processo de expurgação tem como objetivo reduzir o impacto da guerra às drogas, sob a qual minorias foram desproporcionalmente detidas e presas por crimes relacionados à maconha. Com informações do Chicago Tribune

Encerrando um ano difícil com uma nota positiva, o governador de Illinois (EUA) JB Pritzker anunciou na quinta-feira (31) o perdão e a eliminação de cerca de meio milhão de casos criminais relacionados à maconha.

O governador anunciou que emitiu perdões para 9.210 condenações por cannabis de baixa gravidade, enquanto a Polícia do Estado de Illinois apagou mais de 492.000 registros de detenções não criminais por cannabis.

site sb Illinois (EUA) elimina quase meio milhão de condenações por cannabis como parte da legalização

O processo de expurgação faz parte da lei estadual que legalizou as vendas licenciadas de maconha a partir de 2020. Tem como objetivo reduzir o impacto da guerra contra as drogas, sob a qual minorias foram desproporcionalmente detidas e presas por crimes relacionados à cannabis, apesar de taxas similares de uso terem sido relatadas.

Leia mais: Governador de Illinois (EUA) concede perdão a milhares de condenações por maconha

 Illinois (EUA) elimina quase meio milhão de condenações por cannabis como parte da legalização

“Nunca seremos capazes de remediar totalmente a profundidade desse dano”, disse Pritzker. “Mas podemos governar com a coragem de admitir os erros do nosso passado — e a decência de definir um caminho melhor”.

 

 

 

A lei estadual exige que 47.000 registros de prisões por cannabis criados entre 2013 e 2019 sejam eliminados até sexta-feira. Com a eliminação de todos os 492.129 registros de prisões por maconha, a polícia estadual disse que eles estão quatro anos à frente de 1º de janeiro de 2025, prazo legal para completar os expurgos automáticos em nível estadual.

Em nível local, muitas autoridades dos tribunais de condados ainda estão processando expurgos, disse a polícia. Os registros de prisões dos condados de DuPage, Kane, Knox, Lake, McHenry, McLean, Peoria, Rock Island, Will e Winnebago foram eliminados. Os condados restantes têm até 1º de janeiro de 2025 para eliminar seus registros de prisão.

Os expurgos e licenciamentos previstos na regulamentação da cannabis foram atrasados ​​em parte por fechamentos (shutdowns) devido à pandemia de Covid-19, minando o que os defensores enfatizaram como o aspecto de equidade social da lei.

Além disso, nas próximas semanas, as autoridades estaduais também planejam conceder mais de US$ 25 milhões em financiamento gerado pela cannabis para organizações que trabalham em comunidades historicamente carentes em Illinois.

Leia também:

Vendas de maconha em Illinois (EUA) chegam a US$ 1 bi no primeiro ano de regulação do uso social

#PraCegoVer: em destaque, fotografia que mostra uma parte da cidade de Chicago onde uma faixa de prédios é refletida pelas águas do lago Michigan. Imagem: Daniel Schwen | SNL.

smokebuddies logo2 Illinois (EUA) elimina quase meio milhão de condenações por cannabis como parte da legalização

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!