Illinois (EUA) adia licenças de cannabis previstas no programa de equidade social

Fotografia em plano fechado que mostra um cultivo de planta de cannabis, com pistilos de cor creme concentrados onde será desenvolvida a inflorescência. Foto: Luiz Michelini. doutora

Governador anunciaria 75 novas licenças de dispensários de cannabis para uso adulto na última sexta-feira (1º), mas a situação da Covid-19 adiou indefinidamente os planos. Com informações do Ganjapreneur, traduzidas pela Smoke Buddies

À luz da pandemia de coronavírus, o governador de Illinois J.B. Pritzker indefinidamente adiou a data de concessão das licenças de cannabis para a equidade social do estado.

As aprovações eram esperadas na sexta (1º), mas o governador planeja assinar uma ordem executiva adiando as licenças até que a situação de emergência relacionada ao coronavírus passe e que o Departamento Estadual de Regulamentação Financeira e Profissional defina uma nova data.

Leia também: Illinois (EUA) vende US$ 1 milhão em cannabis lega por dia

Toi Hutchinson, consultor sênior de controle de cannabis do governo estadual, disse ao Chicago Sun-Times que o governo “continua comprometido com a criação de uma indústria legal de cannabis que reflete a diversidade dos residentes de Illinois”.

“Reconhecemos que inúmeros empreendedores esperavam ansiosamente o 1º de maio e a próxima etapa que representava para a indústria de cannabis e para o uso adulto em Illinois. No entanto, a pandemia de COVID-19 em andamento causou atrasos no processo. Essa ordem executiva ajudará a garantir que continuemos a desenvolver esse setor de maneira deliberada e centrada em ações”, disse Hutchinson ao Sun-Times.

De acordo com o Departamento de Regulamentação Financeira e Profissional, mais de 600 dos cerca de 700 solicitantes de licenças de dispensário se qualificaram, atendendo aos critérios de equidade social do estado: morar em uma área adversamente afetada pela Guerra às Drogas, ter registro criminal relacionado ou possuir um membro da família que atenda aos critérios, diz o relatório.

Dan Pettigrew, que dirige a Viola Brands, disse que os dispensários — que são considerados negócios essenciais durante o surto de coronavírus no estado — estão “com concorrência limitada” e que os atuais negócios são de propriedade majoritária de brancos.

“Eles estão obtendo uma enorme vantagem”, disse Pettigrew ao Sun-Times. “Essa situação não tem nada a ver com coronavírus”.

A ordem de permanência em casa em Illinois deve expirar em 31 de maio. O estado registrou 50.355 casos confirmados de coronavírus e 2.125 mortes.

Leia também:

Na primeira semana de legalização, demanda por maconha explode em Illinois (EUA)

#PraCegoVer: em destaque, fotografia em plano fechado que mostra um cultivo de planta de cannabis, com pistilos de cor clara concentrados onde será desenvolvida a flor. Foto: Luiz Michelini.

mm

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!