Igreja Católica do México se diz a favor da maconha medicinal

Igreja Católica do México se diz a favor da maconha medicinal - Smoke Buddies

O arcebispo da Igreja Católica no México, Cardeal Norberto Ribera, diz em entrevista coletiva que a instituição sempre recomendou elementos da natureza sirvam para ajudar a saúde dos cidadãos. Em vídeo, o Cardeal também assume que usou muito o chamado “álcool de maconha” para tratar dores e cansaço.

O arcebispo da igreja católica do México, Cardeal Norberto Rivera, aprovou o uso da maconha para fins medicinais. Rivera disse que a igreja está preparada para compartilhar sua visão sobre a questão em uma série de debates que o governo federal está planejando em todo o país em janeiro, mesmo que ele não esteja formalmente convidado a participar.

“A igreja nunca teve problemas em recomendar o uso de todos os elementos da natureza para promover a saúde e uma vida melhor para os cidadãos”, disse Rivera segundo o El País

A afirmação do Cardeal foi feita durante um encontro com jornalistas, apenas 4 dias depois do governo do México e de pesquisadores da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) anunciarem a sua proposta ao Congresso de reformulação da Lei de Saúde Geral para legalizar o uso da planta para tratamentos médicos.

https://www.youtube.com/watch?v=w_EuHKahmfg

Enquanto isso, a controvérsia sobre o uso da maconha continua fervendo no México. O governo federal planejou esta série nacional de debates em Janeiro com o objetivo de ouvir opiniões sobre questões relacionadas como liberdades individuais, impacto econômico das drogas e suas implicações na saúde.

A arquidiocese do México, um poderoso orgão eclesiástico da capital, dirigida por Rivera, havia se manisfestado anteriormente contra a decisão da Suprema Corte de avaliar o usa da maconha para fins recreativos. Em um editorial publicado na revista semanal Desde la Fe no meio de novembro, o arcebispo havia dito que a regulação contém a semente da destruição.

“O que hoje é chamada de aventura pela liberdade começa a se tornar o fracasso do Congresso, que abriu o caminho para o movimento da maconha, supostamente para proteger as liberdades individuais com as opressivas algemas da adicção e da escravidão das drogas, o que nos levará inevitavelmente ao desastre”, disse a arquidiocese.

Mas, agora o arcebispo convocou o Estado a examinar os usos terapêuticos da maconha com a ajuda de especialistas da saúde. “Nós, sendo convidados ou não, vamos aparecer”, adicionou.

A nova posição da igreja sobre o uso da maconha aconteceu apenas 2 meses antes da visita do Papa Francisco ao país.

Álcool da maconha

No mesmo vídeo em que declara o apoio da Igreja Católica mexicana ao uso medicinal da maconha, o arcebispo Norberto Rivera também assumiu publicamente o uso do chamado “álcool de maconha”, largamento utilizado no país para tratar dores e fadiga muscular.

“Desde pequeno eu conheço esta situação. Quando trabalhava muito, andava muito e chegava em casa muito cansado, eu esfregava um pouco de maconha com álcool. Ninguém nunca viu isso como fora do normal”, diz.

A declaração do arcebispo é importante para desmistificar a relação entre religião e maconha – algo que ainda é considerado por muitos algo impossível de acontecer. Se mesmo o Cardeal diz já ter se beneficiado das propriedades medicinais da erva, quem dirá o contrário?

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!