Ideia legislativa propõe descriminalização de sementes de maconha no Brasil

Justiça inocenta médico de condenação por tráfico por não ocultar sementes de maconha - Smoke Buddies

Não constituir crime o comércio de sementes de maconha, essa é a nova ideia legislativa que precisa do seu apoio. Do que adianta permitir o cultivo de 6 plantas e ao mesmo tempo penalizar com prisão o comércio de sementes?

A Comissão de Juristas formada para modernizar a Lei de Drogas apresentou (7/2) para o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), um anteprojeto que descriminaliza o usuário de drogas e visa diferenciá-lo do traficante.

O anteprojeto apresentado prevê vários pontos, desde o porte de 10 g de maconha até o cultivo de 6 (seis) plantas, entre outras alterações que você pode conferir aqui, mas não inclui a questão do comércio de sementes, que continuaria sendo crime.  

SEMENTES PROIBIDAS

Se por um lado cultivar até seis pés de maconha deixa de ser crime, quem comercializar, importar e exportar sementes pode acabar pegando de 1 (um) a 4 (quatro) anos de prisão, e multa de 100 (cem) a 400 (quatrocentos) dias-multa. O mesmo vale para alguém que doe gratuitamente sementes de maconha, porém com uma pena menor, de 1 (um) a 3 (três) anos de prisão, e multa de 100 (cem) a 300 (trezentos) dias-multa.

DESCRIMINALIZAÇÃO DE SEMENTES

E com o objetivo de atualizar este ponto negativo do anteprojeto é que surge a Ideia Legislativa, proposta nesta semana por Fernando Santiago, membro do Growroom, reivindicando a descriminalização da venda de sementes no país.

“A ideia é que a comercialização de sementes não seja crime, ou seja, headshops e growshops poderiam importar o produto de forma legal, vender e emitir nota fiscal”, explica Santiago ao portal Maryjuana.

APOIE A IDEIA!

A proposta que prevê a descriminalização do comércio de sementes de maconha no Brasil tem até o dia 11 de junho para alcançar a meta de 20 mil apoios, quando a ideia se tornará uma Sugestão Legislativa e será debatida pelos Senadores. Ideia reuniu em um dia quase 2 mil apoiadores: clique aqui e apoie!

Através da ferramenta e-Cidadania, ativistas, cidadãos, especialistas e consumidores lançam ideias legislativas que, se apoiadas por mais de 20 mil cidadãos, vão a debate nas comissões do Senado Federal. Anterior a esta, a descriminalização do cultivo de maconha para fins medicinais, antiga SUG25 e atual PLS 514/2017, foi aprovada na Comissão de Assuntos Sociais, mas ainda terá que passar pela CCJ, antes de seguir para o plenário.

ASSINE E COMPARTILHE A IDEIA LEGISLATIVA

http://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=120001&voto=favor

Leia também:

STF encerra ações penais sobre importação de pequena quantidade de sementes de maconha

#PraCegoVer: fotografia (de capa) em close-up e vista superior de uma lata metalizada com uma porção de sementes de maconha, em tons de verde, marrom e bege, em seu interior. Créditos da foto: Rafael Rocha / Smoke Buddies.

mm

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!