Homem é detido em Rio Novo (MG) por usar máscara estampada com folha de maconha

Fotografia que mostra uma máscara de tecido preta com o desenho de uma folha de maconha estampado sobre uma superfície de madeira. Foto: PMMG.

A polícia considerou o uso do acessório como apologia ao crime, desrespeitando decisão do STF que deixou claro que o uso de roupa com estampa de cannabis não configura crime. As informações são d’O Tempo

Na manhã desta quarta-feira (31), um homem foi detido, na cidade de Rio Novo, na Zona da Mata de Minas Gerais, por estar usando uma máscara com a imagem de uma folha de maconha. De acordo com a Polícia Militar, dois policiais faziam uma ronda de rotina na rua Mário Hugo Ladeira, por volta das 11h, quando viram o homem usando a máscara. Depois de uma batida, o rapaz, que tem 26 anos, foi detido em flagrante por apologia ao crime.

Ainda segundo a Polícia Militar, após a detenção, foi entregue uma máscara neutra para que o rapaz fosse conduzido até a delegacia e a máscara estampada foi recolhida. A PM destacou que na noite anterior o mesmo homem havia sido detido por direção perigosa e envolvimento com drogas e que tem outras passagens policiais.

O rapaz assinou um termo circunstanciado de ocorrência e foi liberado. A audiência será marcada posteriormente em função da Covid-19.

Leia mais: O que é o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO)?

Para o assessor parlamentar do PSOL e ativista da liberação da maconha Dário Ricardo Braga de Moura, 55, a ação da Polícia Militar é absolutamente equivocada e não encontra respaldo na lei. “Esse é um problema que é registrado no Brasil de forma sistemática desde 2011, quando uma decisão do Supremo Tribunal Federal entendeu que não é crime usar símbolos, desenhos ou ilustrações que façam referência a maconha”, argumentou.

De acordo com Dário, essa é uma postura equivocada por parte dos policiais. “A polícia deveria estar voltada para cumprir um papel de segurança cidadã e não se concentrando em cumprir ações punitivistas e sem nenhum amparo legal”, afirmou.

A Polícia Militar informou que a detenção se apoia no artigo 287 do código penal, que qualifica a apologia ou incitação ao crime.

Leia também:

Camisa com estampa de maconha NÃO É apologia. É estilo e liberdade de expressão!

#PraCegoVer: fotografia que mostra uma máscara de tecido preta com o desenho de uma folha de maconha estampado sobre uma superfície de madeira. Foto: PMMG.

mm

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!