High on Design: livro explora estética e ativismo por trás da cultura da maconha

design livro High on Design: livro explora estética e ativismo por trás da cultura da maconha
Newsletter Open Green

Livro de design propõe uma viagem à estética e ao ativismo por trás da cultura contemporânea de cannabis, de forma intrigante e artística. Saiba mais na reportagem publicada na Clever e traduzida pela Smoke Buddies

Apesar dos esforços globais de legalização, a maconha continua sendo um tópico complicado: em alguns lugares, fumar maconha pode levar as pessoas à prisão, com os negros representando uma quantidade desproporcional dessas prisões, enquanto em outros faz parte da vida cotidiana. À medida que mais estados e países se abrem para legalizar a cannabis para fins medicinais e adultos, uma onda paralela de inovações estéticas aumentou para atender a um subconjunto específico de consumidores de maconha: usuários abastados e conhecedores de design que buscam e apreciam os benefícios de bem-estar de cannabis.

Graças aos esforços de legalização e ao aumento do “Big Bud”, o mercado mundial de cannabis foi de US$ 10,6 bilhões em 2018 e deve crescer para US$ 97,35 bilhões até 2026. Enquanto isso, a demanda global por maconha aumentou durante a crise de COVID-19, particularmente para comestíveis.

lazy placeholder High on Design: livro explora estética e ativismo por trás da cultura da maconha

lazy placeholder High on Design: livro explora estética e ativismo por trás da cultura da maconhaNesse contexto, chega o High on Design (publicado pela Gestalten), um novo livro coffee table que destaca muitas das principais marcas que agora definem o setor de produtos de maconha de ponta. Esses players estão lançando produtos que parecem mais peças de design do que apetrechos hippies. High on Design leva os leitores através da história e da ciência por trás desta planta controversa, enquanto mostra projetos que todo aficionado por design e cannabis apreciará.

O livro é mais do que uma viagem pelo estilo de vida da cannabis, é uma fonte de inspiração para artesãos ou empresários que vivem nesse nicho de negócios em rápido crescimento. E os ativistas também vão gostar: cada capítulo faz um apelo para que sejam revisadas as políticas de proibição de drogas e normalizada a maconha em uma época em que as demandas por justiça social estão se infiltrando em todos os níveis.

Leia também: Universo da maconha toma conta das plataformas de streaming

Abordando os elementos essenciais da cultura da maconha, o livro está repleto de imagens de empresas de maconha que são visualmente impressionantes. Existem as referências de marcas de estilo retrô usadas pelo Old Pal — um fornecedor de maconha da Califórnia — junto com cachimbos de vidro soprados à mão como os produzidos por Laundryday, e os bongs de cerâmica criados por Summerland, que podem servir como objetos de decoração (vasos de flores), ou as guloseimas elegantemente saborosas da Défoncé.

O High on Design também apresenta dispensários de ervas como os líderes da Costa Oeste, MedMen e Serra — que parecem elegantes boutiques que vendem perfumes ou os mais recentes gadgets de tecnologia — junto com publicações da mídia como Broccoli e Gossamer, duas plataformas que estão redefinindo a maneira como escrevemos sobre ganja.

Este livro nasceu da necessidade de colocar a maconha sob uma nova luz — tanto do ponto de vista político quanto jurídico, mas também cultural. Enquanto os consumidores de cannabis já foram estereotipados como preguiçosos e criminosos, hoje em dia pessoas de todas as esferas da vida — do criativo ao empresarial — redescobriram a planta e seus supostos benefícios medicinais e psicológicos.

Os consumidores também estão começando a descobrir os aspectos físico-sociais da maconha — desde o importante sistema endocanabinoide, que pode regular o sono e o apetite, até perfis de terpenos com impacto no aroma e as religiões que consomem maconha como um ritual sagrado para se conectar com os deuses. Todos estão registrados no High on Design, ao lado de produtos e peças que poderemos em breve começar a ver no próximo Salone del Mobile ou na Maison Objet. Longe vão os dias da parafernália do poder das flores: o futuro da erva está aqui.

Leia também:

Smoke Buddies indica: podcasts chapados para ouvir e acompanhar

#PraCegoVer: fotografia (em destaque) do livro High on Design, que mostra mãos femininas, com as unhas em rosa-claro, sobre uma superfície lisa e clara, com apetrechos de vidro também em rosa, e migalhas de maconha espalhadas. Imagem: High on Design.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!