Hidroponia: o que você precisa saber para dominar esta técnica de cultivo

folha close gota Hidroponia: o que você precisa saber para dominar esta técnica de cultivo

O método de cultivo definido pelo desenvolvimento das raízes da planta na água é fascinante e desperta o interesse de muitos growers, ao mesmo tempo que demanda conhecimento e experiência. Aprenda o essencial sobre a hidroponia e descubra os prós e contras desta técnica

Se há algo em que todos os growers podem concordar é que há muita discordância sobre a melhor técnica para cultivar cannabis. Indoor ou outdoor, orgânico ou químico, em supersolo ou substrato inerte, na terra ou na água. São muitas alternativas no caminho de quem se dedica a plantar a semente e viver este ciclo. Entre elas, a hidroponia que, como o nome sugere, é uma técnica na qual o desenvolvimento das raízes é feito na água, e a nutrição da planta ocorre por meio de uma solução salina.

Você sabia?
Existe também a semi-hidroponia, método que segue os mesmos princípios da hidroponia, porém usa como meio de desenvolvimento das raízes um substrato totalmente inerte.

site sb Hidroponia: o que você precisa saber para dominar esta técnica de cultivo

Prós e contras

Desenvolvimento mais rápido da planta, automação da rega, controle mais efetivo de pragas e deficiências e até mais rendimento do produto podem ser algumas vantagens que merecem consideração quando se pondera sobre o cultivo hidropônico de cannabis.

Por outro lado, cultivadores que optam por este método devem levar em conta que a hidroponia demanda mais espaço e o custo pode ser mais elevado do que o de uma tenda regular. Além disso, a técnica requer muita precisão e controle das variáveis do grow e, consequentemente, experiência de quem cultiva.

Como ter bons resultados com hidroponia?

Apesar de não ser uma ciência fixa e exata, o cultivo de cannabis em meio hidropônico exige alguns cuidados que permitem sucesso na colheita. Selecionamos cinco dicas importantes para você atentar sobre a hidroponia e garantir bons resultados com a técnica, confira:

1 – Tenha total controle do ambiente. É necessário controlar e regular tudo: pH, Ec ou Ppm, umidade, temperatura e nutrição. Na hidroponia, o controle e precisão são fundamentais, pois a planta sente muito facilmente os excessos e as deficiências, dando pouca margem para correções.

2 – Atenção à temperatura do reservatório. Não queremos regar ou manter as raízes em uma solução quente, e este é um dos grandes fatores que atrapalham os ciclos na hidroponia. Um grande aliado do cultivador hidropônico é o Chiller, equipamento utilizado para resfriar a água.

3 – Estude. É fundamental ter experiência suficiente com cultivo de cannabis para conseguir identificar rapidamente qualquer excesso ou deficiência na hidroponia para corrigir o sistema antes que a planta sofra as consequências. Estudo, conhecimento e prática são a chave.

4 – Dedique-se. Além de reservar um tempo para observar o desenvolvimento da planta, faça uma limpeza periódica em todo o sistema para evitar entupimentos e, consequentemente, a perda da planta. Não pense que o sistema, uma vez montado, fará tudo sozinho.

5 – Última, mas não menos importante dica, para qualquer cultivo ter resultado: aposte em boas genéticas. A diferença entre uma boa genética e uma mal estabilizada, de procedência duvidosa, é gigante. Não queremos investir em todo o setup e depois culpar o equipamento pela falta de resultados.

Se você quer saber mais sobre o sistema hidropônico e os equipamentos necessários para este método, visite uma das lojas da Raiz Cultivo Indoor no Rio de Janeiro (confira os endereços aqui) e consulte nossa equipe de atendimento, preparada para orientar cultivadores adeptos de todos os níveis e técnicas, pessoalmente ou on-line.

Leia também:

Dez itens essenciais para cultivar cannabis e onde encontrá-los

#PraCegoVer: fotografia (de capa) em plano fechado que mostra uma gota d’água sobre a nervura central de uma folha de maconha. Imagem: THCamera Cannabis Art.

logo raiz cultivo indoor Hidroponia: o que você precisa saber para dominar esta técnica de cultivo

Sobre Raiz Cultivo

🌱 Growshop fundada em 2010 especializada em cultivo indoor, orgânico, horticultura e hidroponia, com três unidades no Rio de Janeiro. Whatsapp's - Raiz Barra (21) 99262-2456, Raiz Glória (21) 98136-7121 e Raiz Niterói (21) 99613-2999
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!