Grande recall de maconha no Colorado mostra os prós da regulamentação

Fotografia frontal e em plano fechado que mostra um pequeno pote de vidro transparente preenchido com buds secos de maconha, com pistilos marrons, e um fundo branco. Recall.

Para diretor da Associação Nacional da Indústria de Cannabis dos EUA, o recall no estado exemplifica perfeitamente como a legalização da maconha pode ajudar a manter seguros os consumidores. As informações são da Cannabis Now

No que parece ser o maior recall de maconha do país, a empresa do Colorado Bonsai Cultivation se moveu voluntariamente para retirar seus produtos das prateleiras de 144 lojas do Colorado. O Departamento de Saúde Pública e Meio Ambiente de Denver (DDPHE , nas siglas em inglês) divulgou o anúncio na segunda-feira.

Durante uma investigação do DDPHE, amostras de maconha seca foram verificadas em laboratórios e constatadas como contendo níveis potencialmente inseguros de levedura ou mofo. Originalmente, o DDPHE abriu a investigação que levou ao recall depois de identificar várias amostras que haviam falhado nos testes em vários locais de lojas de varejo.

O recall abrange o material – com o código OPC 403R-00228 – que saiu de três instalações de cultivo da Bonsai e de onze fabricantes que entraram em contato com o produto até 14 de outubro.

O proprietário de uma das lojas mencionadas na lista de recall disse à Cannabis Now que eles venderam produtos da Bonsai no passado, mas não tinham nenhum produto deles no momento do recall. No entanto, eles se encontravam listados porque carregavam os pré-enrolados da empresa na primavera.

“Isto é porque foi qualquer loja que tivesse comprado deles desde abril”, disse o dono da loja ao Cannabis Now, sob condição de anonimato. “Entre isso e a colheita ao ar livre sendo semeada pelo cânhamo, isto tem sido um interessante Croptober.

A Cannabis Now perguntou à Associação Nacional da Indústria de Cannabis se esse foi o maior recall de cannabis legal até agora na era pós-proibição. Embora o diretor de mídia Morgan Fox não poder confirmar que foi o maior, ele disse que o recall do Colorado exemplifica perfeitamente como a legalização da cannabis pode ajudar a manter seguros os consumidores de cannabis.

“É exatamente para isso que serve uma estrutura regulatória”, afirmou Fox. “Os testadores o pegaram, e o único produtor responsável está trabalhando com os reguladores para garantir que esses produtos sejam removidos das lojas e que os consumidores sejam avisados ​​sobre isso”.

Fox disse que, até onde ele saiba, ninguém ficou doente com esses produtos, “e espero que ninguém fique graças a essa implementação efetiva da supervisão regulatória”. (Isso contrasta claramente com a atual crise dos vapes, na qual  26 pessoas foram mortas e 1299 adoeceram  do que parece ser causado por vaporizadores inseguros comprados no mercado ilícito.)

Fox acredita que o setor está se esforçando bastante para evitar esses tipos de dias.

“Isso é dificilmente uma ocorrência comum”, afirmou Fox. “No geral, os órgãos reguladores estaduais e as empresas licenciadas de cannabis estão fazendo um excelente trabalho para manter produtos potencialmente perigosos fora do mercado legal, embora o planejamento e regulamentação federais os ajudem a melhorar ainda mais. Nenhum desses controles ou mecanismos para proteger a saúde pública existe no mercado ilícito”.

Para ajudar a colocá-lo em perspectiva, Fox observou que ocorreram quase  400 recalls de alimentos nos EUA no ano passado.

“Eu diria que a indústria da cannabis está indo muito bem em comparação”, disse Fox, antes de mencionar que mais de 206 milhões de ovos de um único fornecedor  foram recolhidos por salmonela em 2018, e mais de 5 mil toneladas de carne bovina de outro naquele mesmo ano, “sob o que geralmente é considerado o sistema regulatório de alimentos mais seguro do mundo”.

A Bonsai Cultivation se autodenomina um atacadista de ponta de cannabis de alto padrão. Segundo o site da empresa, a equipe de gerenciamento tem mais de 25 anos de experiência no setor.

Em julho, o diretor de vendas da Bonsai, Brendan McCormick, disse ao Westword que acreditava que o estado estava subvalorizando o preço por libra de cannabis depois que o primeiro lote de colheita ao ar livre, provavelmente com light-dep (técnica de privação de luz utilizada em ambientes externos), começou a chegar ao mercado. Infelizmente, as flores das quais ele estava falando na época pareciam ter sido apanhadas no recall desta semana.

Embora a maioria dos recalls do Colorado afete apenas um punhado de lojas, de vez em quando há um grande problema.

Em 2015, a fabricante de comestíveis EpiPure, com sede em Denver, viu 7.700 unidades de 17 produtos diferentes serem retiradas. Alguns dos produtos apresentaram resultados positivos para um ou mais pesticidas proibidos pelo Departamento de Agricultura do Colorado. Você não pode usar legalmente coisas como miclobutanil, avermectina e imidaclopride na maconha no Colorado, e elas definitivamente não podem estar no seu óleo acabado.

Diga-nos, você sabe se a sua maconha é livre de mofo?

Tradução: Joel Rodrigues | Smoke Buddies.

Leia também:

Michigan realiza o primeiro recall de maconha medicinal por falta de testes

#PraCegoVer: fotografia (de capa) frontal e em plano fechado que mostra um pequeno pote de vidro transparente preenchido com buds secos de maconha, com pistilos marrons, e um fundo branco. Foto: Gracie Malley | Cannabis Now.

mm

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!